Saúde

Psicoterapia, um dos caminhos em direção ao sol

Comentário(s) 28 junho 2019

Tatiana Kassner

Tatiana Kassner

A estação mais fria do ano traz consi­go um convite ao recolhimento e à intros­pecção. Menor luminosi­dade durante o dia, noi­tes mais longas, ficar en­colhido embaixo das co­bertas assistindo TV ou lendo um livro com uma bebida quente. Quem não gosta disso? Porém, a bai­xa temperatura e a menor incidência de luz solar são fatores que podem agra­var os sintomas da de­pressão e são, de fato, bastante preocupantes em países mais gelados, perto dos polos.

Mesmo assim, essa estação também pode ser um período positivo e frutífero se usa­da adequadamente, buscando beneficiar-se da situação. Momentos em casa, com menos compromissos sociais, podem proporcionar uma reflexão mais profunda e verdadeira so­bre si mesmo. Afaste-se um pouco dos ele­trônicos. Se seu cérebro estiver sempre ocu­pado com estímulos e distrações, você nun­ca vai refletir sobre coisas mais importantes na sua vida. Não hiberne simplesmente, você não é um urso! Ouça sua voz interior, reava­lie seus sonhos, propósitos e resultados. Se­ja sincero consigo mesmo e trace novas metas para a primavera que vai chegar. Pense no que você gosta­ria de melhorar nos mais diversos aspectos da sua vida. Ter objetivos defini­dos ajudará a vencer o de­sânimo da estação e a flo­rescer quando o sol vol­tar a brilhar intensamen­te. Não se trata necessaria­mente de agir nesse mo­mento, já que bate uma preguiça… mas de plane­jar o passo a passo!

O inverno pode ser uma estação do ano, mas também um momento das nossas vidas. Pode ser um período de tristeza, de crise, de desespero, de dor física ou emocional. Pode ser breve ou durar por um tempo mais lon­go. Uma análise honesta dessa fase precisa incluir a coragem para reconhecer que, em alguns casos, a primavera não chegará sozi­nha, que é preciso buscar ou pedir ajuda. E a psicoterapia pode ser um dos caminhos em direção ao sol!

Por Tatiana Kassner psicóloga. Contato: (11) 99795-1939, takassner@gmail.com

Edição 247

Agosto 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica