Saúde

Qual a importância do sono para a performance do atleta?

Comentário(s) 04 dezembro 2016

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Que atleta não sonha em melhorar sua performance? Em conquistar o pódio tão desejado? Para isso, o so­no é indispensável, pois garante o bom fun­cionamento metabólico e psicológico do cor­po e mente.

Existem dois momentos durante o sono: sono mais lento (não REM) e o sono com ati­vidades cerebrais mais rápidas (sono REM), que vão se alternando em ciclos durante o so­no. Esse processo faz com que haja a recu­peração do organismo e do gasto energéti­co, seja pós- treino ou pós- competição, prin­cipalmente no que diz respeito à recu­peração muscular e ganhos de condicionamento.

Os atletas estão condiciona­dos a treinos exaustivos e die­tas específicas, porém, em muitos casos, não conse­guem ter um sono de qua­lidade devido a distúrbios respiratórios durante o so­no, como ronco e apneia. Especificamente re­lacionado a essa questão é sabido que esses distúrbios respiratórios podem impactar na saúde de forma geral, devido às paradas res­piratórias e falta de oxigenação durante o so­no, podendo causar alterações endócrinas, metabólicas, físicas, cognitivas, neuronais e modificações no padrão de sono, interferindo no processo de recuperação da saúde física e mental, impactando no rendimento e na qua­lidade de vida.

Caso você se en­caixe nessa pro­blemática e queira melhorar sua per­formance existe uma alternativa de tratamen­to para ronco e apneia com aparelho oral, cientificamente comprovada pela American Academy of Sleep Medicine e American Academy of Dental Sleep Medicine, para uso durante o sono. Esse aparelho tem o propósito de manter a musculatu­ra da garganta com a fixação do maxilar inferior e da língua em uma posição mais anterior, ga­rantindo a redução do ruído provocado pelo ronco e a desobstrução da passagem de ar durante o sono.

A clínica DFB possui equipe multidisciplinar capacitada e titula­da para esse tipo de tratamento.

Durma bem, melhore sua performance, e conquiste seu troféu tão desejado!

Artigo da cirurgiã-dentista e dentista do sono dra. Denise F. Barbosa . Tels. 11-4521-9494 e 97647-5816. www.clinicadfb.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica