Estética

Qual o melhor tipo de protetor solar?

Comentário(s) 14 março 2017

protetor sol

A maioria das pessoas já sabe que a exposição solar sem proteção – durante o ano todo e não somente no verão – é um risco, pois pode causar o aparecimento de manchas desde as mais inofensivas até as mais graves, como as do câncer de pele. E para evitar esses problemas, o protetor solar continua sendo a melhor opção quando não é possível evitar a exposição ao sol. Mas, você sabe, entre tantas opções disponíveis, qual seria o mais indicado para você e sua família?

A primeira escolha deve ser pelo Fator de Proteção Solar, que protege contra os raios UVB, um tipo de radiação nociva ao organismo, responsável pelas queimaduras da pele e que é mais intensa no verão. O FPS representa o tempo a mais em que a pele fica protegida. Por exemplo, se você leva 10 minutos para ficar bronzeada, com um protetor de FPS 15, a pele ficará protegida 15 vezes mais do que esse tempo, ou seja, por 150 minutos.

É importante lembrar também na hora de adquirir um produto da proteção contra os raios UVA, presentes o ano todo e responsáveis pelo envelhecimento das células. Mas além do Fator de Proteção, existem várias formas cosméticas em que o protetor solar pode ser apresentado: creme, bi-gel, pó, gel-creme e até no bb cream. Qual é a melhor opção? Isso vai depender do tipo de pele, se oleosa, envelhecida, seca ou mista, e da praticidade para utilização.

O protetor em creme é mais indicado para peles envelhecidas ou secas por seu grande poder de hidratação. As fórmulas costumam ter uma textura mais forte e muitas ainda são enriquecidas com vitaminas.

Já o bi-gel é composto por um sistema que une dois géis com filtros solares de alta performance e não necessitam da presença de tensoativos (substâncias usadas em muitos cosméticos para ajudar a espalhar o produto). O bi-gel tem textura mais aquosa e é absorvido pela pele com mais facilidade. É um protetor solar perfeito para peles oleosas e acneicas.

O BB cream, cosmético multiuso que une várias funções em um só produto, contém filtro solar (que também protege da luz artificial), base tonalizante e funções cosméticas de tratamento e pode ser aplicado por vários tipos de pele.

O protetor solar em é ideal para completar a proteção solar. Super prático, ele pode ser reaplicado em qualquer lugar com o auxílio da esponja que o acompanha e mantém o nível de segurança frente ao sol.

E o formato gel-creme tem a aparência de creme, mas o toque e a textura de gel. São os queridinhos porque se adaptam a vários tipos de pele.

É importante ter um produto que seja fácil de aplicar e que traga benefícios para sua pele como um todo. Lembrando que a proteção após aplicação é de cerca de três horas, em média, dependendo do FPS. Assim, por segurança, quando esse período terminar, é necessário reaplicá-lo. E se praticar algum esporte ou entrar em contato com a água, lembre-se que esse tempo de duração cai, em média, para duas horas.

Opções é o que não faltam, por isso não há desculpas para não se proteger.

Artigo de Elaine Veríssimo, química, cosmetóloga e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Árago Dermocosméticos

 

 

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica