Saúde

Reabilitação oral: a importância de uma equipe multidisciplinar

Comentário(s) 07 julho 2015

Hoje, com os avan­ços na tec­nologia e nos es­tudos científicos, conseguimos gran­de crescimento na Odontologia, e po­demos obter den­tro do consultório odontológico resul­tados clínicos com muita eficiência, levando em consideração estética e funcionalidade. A Anmi Odonto (R. Naim Miguel, 37, Centro, Jundiai, SP, tel. 11-4586-0337) trabalha com profissio­nais especializados, que buscam levar ao pa­ciente o melhor e mais eficiente tratamento em reabilitação oral.
anmiPara um tratamento odontológico comple­to e eficaz é necessário que as diversas áre­as da Odontologia estejam em sintonia. Essa integração proporciona ao paciente um tra­tamento mais seguro, prático e rápido, pois ele obtém todos os procedimentos no mesmo lugar: tratamento ortodôntico, estético, cla­reamento dental, endodontia, periodontia, implante e prótese dentária. A integração de especialidades permite a total coordenação dos tratamentos realizados – de uma simples limpeza a implantes mais complexos.
A Anmi Odonto visa, com essa integra­ção, transformar o medo de ir ao dentista em um prazer de estar com este profissio­nal, com a finalidade de restaurar belos sor­risos, e cuidar da saúde bucal e do bem-es­tar de seus pacientes. A prótese é uma área bastante diversifi­cada na Odontologia para aquele paciente que perdeu um ou mais elementos dentá­rios. Ela abrange desde próteses móveis, fi­xas e sobre implantes, em que o bom resul­tado depende de um bom planejamento e de um eficiente preparo do paciente para rece­ber a peça protética.
A ortodontia, que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares e mandibulares posicionados de forma inadequada desde o nascimento, é uma especialidade odontoló­gica muito importante, principalmente para crianças e adoles­centes, diminuindo problemas de ATM, dores na região do pescoço, dos om­bros, do rosto, as­sim como dores de cabeça. A periodontia é a área responsável por tratar as doen­ças relacionadas ao tecido gengival e aos teci­dos de sustentação do dente. É de grande im­portância na Odontologia, pois a maioria dos procedimentos necessita de uma boa saúde gengival e de suas estruturas adjacentes (os­sos, ligamentos, fibras e outros). Já a endodontia é a área que trata dos da­nos causados à polpa dentária por lesões de cárie ou até mesmo traumas (acidentes, quedas etc).
Popularmente conhecida como tratamento de canal, na endodontia procu­ramos prolongar a permanência do dente na boca, como também criar condição para que a raiz dental ou o dente possa receber um elemento protético. A Implantodontia é a especialidade que visa substituir os dentes perdidos por meio de pinos rosqueáveis de titânio na estrutura óssea, que depois de instalados vão se unir a esse osso, dando assim o suporte necessá­rio para a confecção do trabalho protético. Ela oferece ao paciente desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fi­xas ou removíveis. Entre 3 a 6 meses depois da instalação do implante de titânio a colo­cação da prótese pode ser iniciada.
As equipes multidisciplinares na Odontolo­gia estão surgindo com muita força no merca­do atual, estabelecendo assim resultados clí­nicos bem promissores ao paciente. A Anmi Odonto vem com essa proposta, e a integra­ção dessas especialidades promove um tra­tamento mais completo e eficaz. Para a nossa equipe, alegria é olhar para o seu sorriso!

Dra. Andreia Noronha é especialista em prótese e dra. Michelli Sakamoto é especialista em Ortodontia

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica