Estética

Recuperando os fios de cabelo após a quimioterapia

Comentário(s) 06 outubro 2017

cabelo lenco

Além de uma moldura para o rosto, o cabelo é um símbolo da feminilidade, e é uma das maiores preocupações de toda mulher que passa por um tratamento de quimioterapia. No mês da conscientização do câncer de mama, a dermatologista Gabriela Paes explica o que pode ser feito para recuperar a autoestima após o tratamento.

Segundo ela, no tratamento de câncer com radiação e quimioterapia, ocorre um evento chamado efluvio anágeno, que é a queda capilar de forma difusa no estágio anágeno do cabelo. O grau da queda de cabelo pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente, a paciente opta por raspar o cabelo, para evitar o incomodo da queda demasiada. Durante o tratamento, existem várias maneiras de contornar a situação, como o uso de lenços e perucas.

Após o tratamento, os fios retornam, mas mais opacos, frágeis e quebradiços ou com alteração das características anteriores. A dermatologista explica: “existem vários tratamentos hoje que podem auxiliar o fortalecimento dos fios após a quimioterapia, o mais indicado é procurar ajuda profissional para auxiliar na escolha do melhor”.

Além do tratamento, é possível tomar algumas atitudes no dia a dia que auxiliam o fortalecimento dos fios, como por exemplo, uma alimentação rica em banana, nozes, que são ricas em biotina, alimentos antioxidantes, que atenuam ação  dos radicais livres que tanto agem nos folículos pilosos, como os alimentos de cor verde escura (couve, escarola) e as frutas vermelhas.

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica