Saúde

Ronco e vida amorosa

Comentário(s) 11 fevereiro 2016

Dra. Denise F. Barbosa

Dra. Denise F. Barbosa

De acordo com pesquisa realizada pe­la American Academy of Dental Sleep Medicine, o ronco pode prejudicar a saúde e a vida amorosa dos casais. Noites ro­mânticas podem ser interrompidas e relacio­namentos podem ficar em risco, pois enquan­to um dorme roncando, o outro perde o sono a ponto de mudar de quarto. Além de pres­sionar os casais a dormir em quartos separa­dos, 45% das mulheres alegam preocupação com a saúde dos parceiros que roncam. Uma diminuição na qualidade e quantidade de so­no pode causar cansaço e, potencialmente, a frustração na intimidade dos casais.

Um estudo publicado no Journal of Clini­cal Sleep Medicine descobriu que entre os ho­mens com distúrbios respiratórios durante o sono, 69% relataram diminuição do dese­jo sexual, 46% redução da excitação e 29% dificuldade com orgasmo.

O ronco e a apneia obstrutiva são distúr­bios respiratórios do sono potencialmente fatais. Se não tratados, ao longo do tempo po­dem aumentar o risco de problemas graves à saúde, como hipertensão arterial, insuficiên­cia cardíaca congestiva e doenças cardíacas à diabetes, depressão e impotência.

O CPAP, ou Pressão Positiva Contínua de Ar, composto de uma máscara e tubo, como um motor funcionando constantemente, é reco­mendado para tratamento da apneia do sono. Muitos pacientes relatam dificuldades em se adap­tar a esse tratamento.

Outra opção, para quem procura uma opção menos com­plicada e mais con­fortável, é o tratamento com Aparelho Oral (AO) feito por dentista capacitado. O AO é uti­lizado durante o sono, mantendo a via aérea desobstruída por meio do apoio nos dentes com avanço do queixo e/ou da língua. O tra­tamento de ronco e apneia com AO tem efi­cácia comprovada, com a vantagem de ser si­lencioso e de fácil de adaptação.

O tratamento da apneia do sono ajuda a eliminar o ronco e pode levar a um sono me­lhor, tanto para o roncador e seu parceiro de cama, que é essencial para um relacionamen­to saudável. Se você ou seu parceiro sofre de ronco e/ou apneia do sono, procure por um médico que indique o tratamento para adap­tação com aparelho oral. Saiba mais em www. aadsm.org e www.absono.com.br, e procure um dentista do sono perto de você.

Dra. Denise F. Barbosa é cirurgiã-dentista e dentista do sono.
Tels. 11-4521-9494 
e 97647-5816, www.clinicadfb.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica