Saúde

Saiba como acabar com as dores e viver mais feliz!

Comentário(s) 05 agosto 2016

renata celian

Renata Celian

Se você é uma da­quelas pesso­as que sofrem de dores nas costas, pesco­ço, articulações e muitas outras e já tentou de tudo para eliminar esse pro­blema, mas nada deu re­sultado, este é o momen­to em pensar: por que não deu certo? Muitas ve­zes, o resultado e a me­lhora dos sintomas se de­vem primeiramente com a descoberta da causa da dor e a eleição da me­lhor técnica para tratá-la.

E muitas vezes o motivo de nenhum trata­mento ter tido sucesso é esse. Não se pesqui­sou corretamente a causa e ou não se definiu a melhor técnica para o tratamento.

Continuamente em meu consultório me deparo com casos assim, e por isso não abro mão de realizar uma avaliação fisioterapêuti­ca criteriosa, pois a partir dela pode-se real­mente definir a causa da dor, prever um pla­no de tratamento e tratá-la com sucesso, ali­viando não só os sintomas, mas promoven­do a reabilitação e o reequilíbrio necessário para um corpo saudável. Em grande parte, os tratamentos medicamentosos enfatizam apenas a sintomatologia, ou seja, tratam a consequência e não a causa e ainda são re­pletos de efeitos colaterais.

A associação de tratamentos convencio­nais à RPG ou Acupuntura mostram resul­tados surpreendentes, pois é possível equi­librar o sistema muscular e até mesmo o equilíbrio energético do indivíduo, propor­cionando condições pa­ra que se mantenham os resultados e se previnam novas ocorrências. Cada caso deve ser avaliado de forma personalizada, pois cada indivíduo tem necessidades diferentes. É comum as pessoas que sofrem de dores fazer aquilo que outras pes­soas na mesma situação já fizeram, mas uma dor nas costas, por exemplo, pode ter diferentes cau­sas e é necessário aplicar as técnicas mais adequa­das para cada caso.

Segundo o depoimento de alguns pacien­tes com dor lombar que fazem tratamento de acupuntura, já na primeira sessão os re­sultados variam de 60% a 80% de melhora em uma escala subjetiva de dor. Outros rela­tos de pacientes com dor cervical que fazem RPG referiram melhora completa na segun­da semana de tratamento.

Esse é apenas um exemplo, pois na ver­dade os resultados são muito mais abran­gentes. Quando proporcionamos o alívio da dor ao paciente ocorre, na maioria das ve­zes, uma sensação de bem-estar, melhora do sono, melhora da disposição etc, ou seja, há um ganho real em todos os aspectos do ser humano e isso, com certeza, torna seu dia a dia muito melhor.

Artigo da dra. Renata Celian, fisioterapeuta especializada em Acupuntura (Crefito 3/36420-F). Tels. 11-4521-4457, 99965-5205

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica