Estética

Saiba cuidar da pele do seu filho de acordo com a idade

Comentário(s) 03 janeiro 2020

 cuidados pele crianca

 Todo mundo almeja uma pele bonita e saudável e, para isso, é necessária uma rotina de cuidados adequados. Cada faixa etária tem suas próprias neces­sidades de cuidados, o que pode trazer dú­vidas aos pais sobre como e quando come­çar a cuidar da pele do seu filho. A dra. Pa­ola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), traz as recomendações adequadas:

- Recém – nascido: A pele de um bebê de até três meses ainda não está madura, sendo mais suscetível a absorver subs­tâncias nocivas. Utilize produtos neutros que não agridam a pele. O ideal é utilizar apenas um sabonete com glicerina de pH neutro. Para evitar as assaduras causadas pelo uso de fral­das, troque as fraldas a cada três horas, mes­mo que não estejam molhadas ou sujas.

- De 3 meses a 3 anos: Nessa idade ainda é importante ser cauteloso quanto aos pro­dutos a serem utilizados, principalmente até a criança completar um ano. Após esse perí­odo, se não houver alergia, já pode recorrer a produtos um pouco mais perfumados. Po­dem ser utilizados água de limpeza para be­bês, gel de limpeza suave e hidratantes.

- De 3 a 10 anos: Ainda não é necessária uma rotina de cuidados completa. É impor­tante evitar banhos muito extensos e quentes e o uso abusivo de sabonetes, que prejudicam a pele da criança, pois acabam com o manto lipídico protetor. Quanto aos xampus, o ideal é utilizar produtos específicos para crianças e formulados pa­ra não arder os olhos.

- A partir dos 10: Esse é o período per­feito para come­çar a implemen­tar bons hábitos de cuidados com a pele, pois eles provavelmen­te levarão esses hábitos para a vida adulta. Além disso, a próxima fase será a da adolescência, período no qual os jovens geralmente sofrem com a acne e a oleosida­de, devido às alterações hormonais da idade. Sabonetes neutros ainda são uma boa opção, mas a partir dessa idade você já pode adicio­nar loções tônicas e hidratantes faciais de uso diário. Quando iniciar o período da adolescên­cia, secativos com ácido salicílico ou peróxi­do de benzoíla são opções para combater a acne que se forma nesse período.

Edição 251

Dezembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica