Saúde

Efeitos da privação de sono em sua saúde

Comentário(s) 11 novembro 2016

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Imagine você tirando, todos os dias, valores de sua conta corren­te, sem reabastecê-la. Qual se­ria o resultado final de suas finan­ças? Um colapso. Privar-se de so­no, dia após dia, pode causar tam­bém um colapso, tanto na sua saúde como em suas finanças, pois você te­rá de gastar com serviços de saúde para tentar melhorar, de alguma forma, todo esse prejuízo.

A falta de sono pode causar vários efeitos, prejudicando a saúde como um todo. Você pode conferir no blog da CLINICA DFB, mas vamos relembrar apenas 10 problemas que a privação de so­no pode acarretar em sua saúde:

1. Sonolência excessiva diurna com bai­xa na concentração para as atividades diá­rias, dificultando tomar decisões importan­tes, queda na produtividade e risco de aci­dentes de trabalho.

2. Alterar o metabolismo dos hormônios que regulam o apetite, com aumento da gre­lina (sensação de fome) e diminuição do hor­mônio leptina (sensação de saciedade), le­vando à obesidade.

3. Alterar a pressão arterial, com riscos cardiovasculares importantes como fibrila­ção atrial, derrame, infarto e acidente vas­cular cerebral.

4. Alterar os níveis de colesterol, que con­tribui para eventos cardiovasculares em pes­soas abaixo de 50 anos.

5. Desenvolver o diabetes do tipo II, devido ao aumento da resistên­cia à insulina.

6. Baixar a imunidade, com au­mento no risco de desenvolver do­enças imunodepressivas e dificul­dade de reestabelecer o estado de saúde normal.

7. Aumentar o risco para de­senvolver câncer, como por exemplo, de intestino e de mama.

8. Aumentar o risco para do­enças neurodegenetrativas, como Parkin­son e Alzheimer

9. Reduzir a libido devido à redução no nível de testosterona (hormônio masculino produzido durante o sono profundo).

10. Reduzir a longevidade e qualidade de vida, devido à necessidade de usar várias drogas para tratamento dos efeitos que a pri­vação de sono pode provocar.

São várias as comprovações científicas alertando os prejuízos da privação do sono à saúde. Respeite sua vida e não se prive de sono. Durma bem!

Artigo da dra. Denise Fernandes Barbosa, ortopedista funcional dos maxilares e titulada em Odontologia do Sono pela ABSONO.
Contatos: 11-4521-9494 e 11-97647-5816. www.clinicadfb.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica