Tendência

Sapato social: como escolher o par ideal

Comentário(s) 28 abril 2018

sapatoQuando recebemos um convite, seja de um casamento ou mesmo uma festa, ou evento mais formal é normal surgir dúvidas sobre qual roupa usar para ocasião. O dress code serve para fácilitar a produção dos convidados e guiar sobre o look que se adequa melhor naquele ambiente. Mas como diferenciar um traje esporte fino de um social? O que vestir em um black-tie?

Pensando nessas situações, a Democrata (www.democrata.com.br) separou algumas dicas de como escolher o sapato e o look ideal para eventos mais formais e sociais.

Traje Esporte:  Para eventos mais simples e informais, o traje pede uma roupa descomplicada para eventos diurnos ou mais casuais como almoços, exposições, churrascos, batizados, festas de crianças. A nossa dica é investir em peças como calça cáqui ou mesmo um jeans mais escuro com camisa polo ou suéter. No inverno, jaquetas de couro são uma boa pedida. Não entram nessa categoria calças sociais, gravata ou terno.

Traje Passeio, Esporte Fino ou Tenue de Ville: Uma categoria do traje esporte, também conhecido como passeio. Esse outfit é mais indicado para eventos mais sociais, como um almoço de negócios, conferências, eventos culturais, teatros e concertos ou até mesmo um jantar mais íntimo e profissional. Acrescente uma camisa social a calça de brim ou cáqui com blazer. O jeans não entra por ser muito casual. Se o convite vier com “tenue de ville”, use gravata – seja dia ou seja noite, mesmo com blazer ou jaqueta.

sapato

Traje Passeio completo ou Social: Eventos sociais como casamentos, coquetéis, formaturas, comemorações, óperas e outros grandes eventos (profissionais e pessoais), pedem este traje que exige formalidade total. Na produção espera-se terno completo com paletó, calça, camisa social e gravata – podendo variar nas cores. Os eventos diurnos combinam com cores mais claras.

Traje Black-tie, Tenue de Soireé ou Rigor: O visual é requisitado em noites de gala, bailes e grandes premiações. Lugares mais sofisticados, com presenças ilustres pedem a obrigatoriedade do smoking. Seja ele tradicional ou em suas variações mais modernas – como substituir a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata borboleta – são toleradas hoje em dia.

Edição 232

Maio 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica