Esportes

Segurança na água: aulas de conscientização

Comentário(s) 31 outubro 2015

Além de ensi­nar a nadar, a coordenação da Acqua Center pre­ocupa-se em fazer es­ta campanha envol­vendo todos os pro­fessores de natação, seus alunos e pais, alertando para os pe­rigos e possíveis aci­dentes. O lema é: “Va­mos evitar os afoga­mentos e acidentes dentro da água!”.

Com a chegada do verão, as crianças aven­turam-se em locais com água, muitas vezes inadequados para banho, e com isso arris­cam a própria vida. Nosso trabalho é de cons­cientização às crianças e alerta aos perigos. Com figuras ilustrativas, batemos um papo com todos, criando situações onde cada um tem uma experiência para contar, e assim mostramos desde a forma correta de entrar numa piscina que não conhecemos, cuidado ao correr em volta dela, problemas que po­dem causar ao empurrar e afundar o amigo, pular sem ver quem está embaixo e orientá-los a comer alimentos leves antes de nadar para não se sentir mal.

aqua center Mostramos a importância de sempre ter um adulto presente em qualquer situação.

No mar, falamos sobre o perigo da corren­teza, bancos de areia, e lembramos sempre que devem procurar um local com salva-vi­das próximo. Também que se deve evitar en­trar em locais em que não se enxerga o fun­do, como rios, lagos e represas, pois corre­mos o risco de ficar presos no lodo, galhos de árvores, de machucar ao mergulhar e ba­ter nas pedras, cacos de vidro, latas enfer­rujadas etc.

Confira cinco dicas importantes que auxi­liam atingir mais de 95% de segurança con­tra afogamentos em piscinas (informa­ções extraídas do si­te da Sobrasa):

- Atenção 100% no seu filho a distân­cia de um braço, mes­mo na presença de um guarda-vidas.

- Guarda-vidas certificado por enti­dade reconhecida pe­la Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flu­tuador de resgate ou um professor de nata­ção com treinamento em emergências aquá­ticas durante o horário de aula (não se apli­ca a piscinas residenciais).

- Urgência: aprenda como agir em emer­gências aquáticas. O uso de cilindro de oxi­gênio é restrito ao guarda-vidas e deve es­tar em local visível e a disposição na área da piscina.

- Acesso restrito à piscina com uso de grades ou cercas transparentes com por­tões autotravantes a uma altura que impe­ça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.

- Sucção de cabelo e partes do corpo de­ve ser evitada com uso de ralos antiaprisio­namentos, redução da sucção por ralo e pre­cauções de desligamento do funcionamen­to da bomba.

Aprenda a nadar e dê este presente para o seu filho: a oportunidade de aprender a na­dar corretamente em uma escola de natação!

Maurici Righi (Cref 0014 SP) é educador físico e proprietário da Acqua Center Academia eMaria Inês (Cref 14.670 SP) é profa e coordenadora de natação da academia. Contatos: tel. 11-4526-2015, www.acquacenter.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica