Estética

Seis dicas para manter a beleza e saúde dos cabelos no inverno

Comentário(s) 29 julho 2019

cabelo inverno

 Com a chegada do inverno seus cabelos ficaram ressecados, com frizz ou ar­mados? Pode ser que o problema este­ja nos seus hábitos! Nas épocas de frio é nor­mal aumentar a temperatura dos banhos e ter o secador como melhor amigo, mas essas prá­ticas são grandes vilãs da saúde dos fios.

Confira as dicas de Vitor Beletatti, hair stylist do In Beauty Luxury, de Campinas (SP), para atravessar a estação com as madeixas bonitas, brilhantes e saudáveis:

- Não tome banhos muito quentes

A prática é extremamente prejudicial à saú­de dos fios. “A água quente irrita o couro cabe­ludo e estimula uma maior produção de oleosi­dade, o que pode causar até mesmo dermatite seborreica ou caspa, para quem já apresenta maior propensão para isso”, explica Vitor.

- Evite o uso excessivo do secador

O uso excessivo de secador prejudica os fios pela alta temperatura do ar. O ideal é não usá-lo todos os dias, e, quando houver necessidade, manter o aparelho com pelo menos 15 cm de distância dos cabelos e em temperatura média.

- Use protetores térmicos e filtro solar

O uso de protetores térmicos e filtros so­lares é indispensável, pois permite a manu­tenção do estado normal da fibra capilar e previne as agressões causadas pelas drás­ticas alterações climáticas.

- Faça hidratações regularmente

Hidratações são indicadas em qualquer época do ano e servem tanto para prevenir danos, como para reestruturar a fibra capi­lar já danificada. “É importante sempre pro­curar um profissional da área para analisar qual o melhor procedimento para seus fios”, reforça o expert.

- Não use toucas, gorros e chapéus com muita frequência

Chapéus, gorros e toucas são queridinhos no inverno para complementar o look. Mas manter a cabeça abafada por muito tempo não é indicado, pois pode provocar o aumen­to da oleosidade, a proliferação de fungos, bactérias e queda dos cabelos. Outra ressal­va importante é nunca colocar esses acessó­rios com os cabelos ainda úmidos.

- Aposte em ampolas de hidratação e leave-in

Além dos cuidados e tratamentos de salão, hidratações caseiras com ampolas e cremes leave-in são ótimas pedidas para potencia­lizar os resultados e proteger cada vez mais o cabelo. “O único alerta é evitar a aplicação desses produtos na raiz do cabelo, o que aca­baria garantindo um resultado inverso”, fina­liza o hair stylist.

Edição 246

Julho 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica