Estética

Seis passos para revitalizar a pele

Comentário(s) 07 março 2019

Para muitos brasileiros, o carnaval é a melhor época do ano — e também um período em que nos permitimos alguns abusos. É exposição solar em demasia, maquiagens carregadas, glitters, tintas, alimentação desregulada, bebidas alcóolicas, noites mal dormidas e tudo isso, invariavelmente, reflete na nossa pele: o rosto fica inchado, as olheiras mais demarcadas e o tecido cutâneo muitas vezes está ressecado ou apresenta vermelhidão. “Se você não seguiu as dicas básicas de se alimentar adequadamente, não abusar de bebida alcóolica, ter pelo menos seis horas seguidas de bom sono, limpar a maquiagem carregada e se expor ao sol sempre com uso de um fotoprotetor eficiente, você irá comprometer a saúde da sua pele”, afirma a dermatologista dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conversamos com três dermatologistas e um pesquisador em Cosmetologia para saber como fazer um bom detox na pele para ela recuperar a sua luminosidade natural:

Controle o estresse e comece a descansar – Acabada a folia, primeiramente é bom controlar o estresse, pois ele também afeta nossa pele de maneira importante, segundo a dermatologista dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, na medida em que a adrenalina e outros hormônios como cortisol e prolactina potencializam a inflamação persistente no tecido cutâneo e reduz o tempo de vida e a atividade das células. “A acne também é uma manifestação comum que tem relação com pacientes que sofrem com o estresse”, afirma a médica. A falta de sono também é maléfica, então é hora de dormir bem. “Ela afeta a produção natural de melatonina que também é parte da defesa antioxidante primária do nosso organismo”, explica a dra. Valéria.

Use o demaquilante e o sabonete – É hora de fazer uma limpeza profunda na sua pele. “O demaquilante é um produto eficaz que ajuda a remover os resíduos de maquiagem e poluição, que são prejudiciais à pele. O melhor demaquilante é aquele no qual você não precisa fazer força para retirar a maquiagem”, afirma o dermatologista dr. Jardis Volpe. Logo após, é hora do sabonete de limpeza, que pode contar com ativos descongestionantes e com ação detox, como o carvão ativado. “No caso da pele mais oleosa, o sabonete deve trazer ativos como Acneol SR, que traz agentes anti-inflamatórios e seborreguladores”, afirma a dra. Claudia Marçal.

Lembre-se que o esfoliante precisa ser delicado – É importante esfoliar a pele, mas em demasia ou com os produtos errados pode surtir efeitos indesejados. “Esfoliar em excesso cria pequenas fissuras na barreira da pele que levam a uma perda maior de hidratação e geram inflamação”, diz o dr. Jardis. Ele considera suficiente esfoliar três vezes por semana, no máximo, e usando produtos à base da seda de arroz ou ácido glicólico, que não é tão abrasivo na remoção das células mortas como os produtos granulosos.

Cuide dos olhos – Se a festa foi longa e no dia seguinte os olhos ficaram inchados, você precisa ter mais atenção com essa área. “Para diminuir o inchaço na área dos olhos e bolsas, compressas com camomila e arnica são indicadas, além de evitar bebidas alcoólicas e cigarro e dormir bem. Utilize constantemente o protetor solar”, afirma a dra. Valéria.

Hora de hidratar – A hidratação facial jamais deve ser negligenciada e é importante ficar de olho no ácido hialurônico. “Esse ativo tem uma molécula grande e não penetra bem na pele, mas já há formas menores de hialuronatos de sódio (ácido hialurônico) que conseguem penetrar na pele e chegam até a derme, o que as torna muito importantes para uso em cosméticos anti-idade e hidratantes”, afirma o farmacêutico Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia e diretor científico da Consulfarma. Dois ativos de destaque, segundo a dra. Claudia, são: Overnight Repair (conta com o ativo) e Hyaxel (traz ele na forma vetorizada que tem maior penetração), ambos com potencial de hidratar a pele de maneira imediata e prolongada.

Ajuda extra – Por vezes, o pedido de S.O.S da pele é tão gritante que é necessário apostar em um booster, com fórmula mais concentrada, ou em um sérum ou elixir. “Com esse tipo de produto, é possível um efeito antifadiga imediato, se você apostar em ativos tensores. Ascorbosilane C, uma Vitamina C estável, também é recomendada, assim como Superox-C, que tem a Vitamina C concentrada: ambos devolvem a iluminação e o brilho facial”, afirma o dr. Jardis. Esse tipo de produto pode ser utilizado duas vezes ao dia.

Edição 243

Abril 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica