Saúde

Seja um idoso diferenciado!

Comentário(s) 28 maio 2019

Afonso Antônio Machado

Afonso Antônio Machado

 Muitas coisas são ditas a respeito da terceira idade, principalmente relacionadas ao desenvolvimen­to cognitivo. Entretanto, além de garantir a memória, é preciso aguçar os demais níveis de desenvolvimento: o afetivo, o sociocultu­ral e o psicomotor.

Tais propostas são preocupações da Nova Fati, com atendimento eficiente da terceira idade. Não basta traba­lhar o desenvolvimen­to das línguas estran­geiras modernas, das artes, da informática, da compreensão e do­mínio do próprio cor­po. É preciso avançar, é preciso ir além.

No olhar dos docen­tes da Nova Fati esse passo além é garantido pela afetividade e aco­lhimento com quem são recebidos seus alu­nos e participantes. Sem afetações e propos­tas pouco cabíveis, na Nova Fati temos espa­ço para existir da maneira como somos, sem recortes nem disfarces. Existir sendo idoso diferenciado.

O que significa ser idoso diferenciado? Sig­nifica que esse idoso tem a compreensão de seu espaço, de seus direitos e deveres, que per­cebe,

Alunos da Nova Fati

Alunos da Nova Fati

apossa-se e domina seu corpo idoso, que estuda, aprende, memoriza, desenvolve seu traquejo linguístico, que esse idoso diferen­ciado ama as artes, identifica-se com umas e não cria identidade com outras, que conhece a informática, sabe seus usos comuns e lança-se aos novos contextos ciberculturais.

O direito de escolha e de uso deste ou da­quele conhecimento é garantido de manei­ra inteligente e acolhedora. E o fato de o am­biente ser festivo e receptivo faz com que os medos sejam vencidos e a timidez seja su­perada. Assim, os participantes da Nova Fa­ti emergem num espaço acolhedor e prepa­rado para e por eles.

Valorizando a cultura local e a história de vida dos componentes do grupo, temos o emprego de técnicas educacionais que ga­rantam sucessos e avanços do mais engaja­do ao ainda reticente tanto ao ensino como ao novo e ao contexto desapegado de rituais escolares.

A cada semestre trazemos novos cur­sos para agregar aos que já estão em an­damento no semestre vigente. Hoje em dia a Nova Fati é compos­ta pelos cursos de co­ral, crochê, dança te­rapia, espanhol, foto­grafia, francês, ginástica, inglês, italiano, lian gong, pilates, pintura em tela, violão, tai chi chuan, teatro e tecnologias (notebook, tablet e smartphone).

As aulas, com duração de uma hora e meia, são ministradas no período da tarde nas de­pendências da Faculdade Anhanguera. Além de cursos, a Nova Fati promove aos alunos eventuais festas, passeios e excursões.

Contatos: (11) 97085-2424, 96771-7780, 97355-9050, 98589-1117; novafatijundiai@ gmail.com, redes sociais: @NovaFatiJundiai.

Por Afonso Antônio Machado, docente e coordenador do Lepespe – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte – da Unesp, mestre e doutor pela Unicamp, livre docente em psicologia do esporte pela Unesp, graduando em psicologia, editor-chefe do Brazilian Journal of Sport e aluno da Nova Fati.

Edição 246

Julho 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica