Saúde

Será que as faixas de queixo resolvem o ronco e a apneia do sono?

Comentário(s) 30 março 2017

Dra. Denise F. Barbosa

Dra. Denise F. Barbosa

Muitos pacientes vêm me per­guntando so­bre a utilização das fai­xas de queixo para o tra­tamento de ronco e ap­neia do sono. E segun­do a coluna Mitos e Ver­dades sobre o Sono, da 8ª edição da revista de Sono da Associação Brasileira de Sono, na matéria dos drs. Dalva Poyares, Luciano Drager e Luciane Fujita, na literatura médica científica não estão dispo­níveis estudos e pesquisas que demonstrem a total eficiência desse dispositivo no tratamento do ronco.

Em uma publicação no Journal of Clinic Sleep Medicine (Bhat S et al, 2014) os autores concluíram que a “queixeira” sozinha não é efetiva pa­ra roncos, apneia obstrutiva do sono leve nem outras formas de distúr­bios respiratórios do sono.

De acordo com alguns espe­cialistas, essas faixas, quando colocadas de forma inadequada, poderiam retroposicionar a região mandibu­lar, ou seja, forçar o queixo para trás, piorando ainda mais o quadro de ronco e propiciando o aparecimento de apneia do sono.

faixa de queixo

Como tais faixas têm sido vendidas com o propósito de melhorar roncos e apneia do sono, sendo cada vez mais disseminado seu uso entre os pacientes e população em geral, cabe a nós profissio­nais da saúde infor­mar. Como a apneia obstrutiva do sono e os roncos são frequen­tes na população em geral, observa-se uma tendência de aparecimento de produtos leigos com o apelo de curar a apneia e os roncos. Até anéis com esse propósito são vendidos.

Espero ter ajudado, com esta matéria dos especialistas em Medicina do Sono, no es­clarecimento quanto à utilização des­se produto.

Os tratamentos para ronco e ap­neia, cientificamente comprovados, já estão bem estabelecidos na litera­tura médica e odontológica. Se pre­cisar de maiores informações agen­de uma consulta. A clínica DFB possui profissional capacitada e titulada em Odontologia na Medicina do Sono.

Saiba mais: http://www.ab­sono.com.br/absono/wp-content/uploads/ revista_sono/ed08.pdf.

Artigo da cirurgiã-dentista dra. Denise Fernandes Barbosa.

Contatos: 11-4521-9494 e 11-97647-5816. www.clinicadfb.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica