Saúde

Sono, fundamental para a manutenção da vida

Comentário(s) 25 dezembro 2015

Dra. Denise Barbosa e prof. dr. David Gozal

Dra. Denise Barbosa e prof. dr. David Gozal

No I I Con­gresso Bra­sileiro de Odontologia do So­no foram abordados assuntos desde sele­ção de pacientes pa­ra o tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do So­no (SAOS) com apa­relhos orais, até in­tervenções cirúrgi­cas. Os tratamentos coadjuvantes tam­bém tiveram desta­que, como os exer­cícios para língua e garganta, a mudança de hábitos alimenta­res, a prática esportiva.

A prevenção da SAOS na criança também teve seu espaço garantido, demonstrando que a Odontologia tem um papel fundamen­tal na arquitetura do crescimento e desenvol­vimento da face.

O prof. dr. David Gozal, médico do Sono, abordou vários aspectos da importância do sono em níveis básico, clínico, epidemioló­gico e multidisciplinar, demonstrando com comprovações científicas os prejuízos que a privação do sono pode acarretar ao orga­nismo na manutenção da vida. Da mesma forma que respirar e alimentar-se são funções vitais, assim também é o sono.

Sua privação po­de causar alterações metabólicas, cardio­vasculares, imuno­lógicas, oncológicas e neurodegenerati­vas, entre outras.

A preferência dos pacientes para o tra­tamento da SAOS com aparelho oral vem sendo conside­rada e sua indica­ção tem conquista­do seu espaço pela classe médica devido à sua eficácia e efetividade.

Não deixe para depois o que pode fazer agora. A Clínica DFB possui profissional ca­pacitado pela Associação Brasileira do Sono para cuidar de sua saúde.

Feliz Natal e um ano novo cheio de viva, saúde e bem-estar!

Dra. Denise F. Barbosa é cirurgiã-dentista e dentista do sono. Tels. 11-4521-9494 e 97647-5816, www.clinicadfb.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica