Esportes

Subir escadas, o exercício da moda

Comentário(s) 14 agosto 2017

escada exercicio

Os escadões de várias cidades do mundo viraram ponto de encontro dos atletas de uma nova modalidade: subir escadas. Esse é um tipo de exercício que trabalha principalmente os músculos das pernas e glúteos. É uma atividade que exige grande esforço e 30 minutos de subida de escada equivalem a uma hora de musculação. Os treinos podem ser feitos em locais diferentes garantindo variação de intensidade e extensão.

Mas o ortopedista Mauricio Marteleto aponta alguns cuidados que devem ser tomados pelos “atletas de escada”. O esforço extra de subir degrau por degrau pode ter consequências sérias e causar lesões musculares nas pernas, tendões e ossos. “Para o esportista amador ou para aquele que está iniciando na modalidade, o ideal é ter o acompanhamento de um preparador físico profissional para ter a orientação adequada e diminuir os riscos de lesão”, orienta o ortopedista.

Segundo o dr. Muricio, a primeira preocupação deve ser com o calçado, que deve ter o solado adequado para absorver o impacto das pisadas e prevenir lesões. Os tênis próprios para esse tipo de exercício favorecem o amortecimento dos movimentos nos tornozelos e joelhos diminuindo os riscos. O médico ressalta que todos os calçados têm vida útil e com o tempo se desgastam e perdem a eficácia. “No caso daqueles que treinam todos os dias, o período de uso do tênis é de dois a três meses. Não mais do que isso, pois o tênis desgastado pelo uso perde a capacidade de absorver o impacto e pode causar lesões”, explica.

O especialista alerta ainda que, se durante a prática do exercício a pessoa sentir algum desconforto nos membros inferiores, deve logo procurar ajuda médica. Nos casos em que o paciente relata dor durante a caminhada, o ortopedista, além de exames específicos de imagem para avaliar as causas do problema, leva em consideração também como é a marcha do paciente para acompanhar o movimento do pé no contato com o solo, e analisa até o desgaste na sola do calçado para identificar possíveis alterações no caminhar.

“A pisada correta gasta mais a porção lateral do calçado e se observarmos desgastes na porção interna da sola, por exemplo, é um indicativo de pés planos (problema ortopédico que se caracteriza pela diminuição do arco e o toque da planta do pé por inteiro no chão).  Outras vezes, alterações na pisada podem sinalizar problemas no quadril e na coluna. Se não tratar a causa, a lesão pode se tornar mais séria”, finaliza o especialista.

 

Edição 224

Setembro 2017

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