Tendência

Tendências do alto verão trazem clássicos dos anos 50 e 90

Comentário(s) 09 novembro 2016

tendencia verao

(Foto: Kika Rodrigues)

A moda está cada dia mais democrática, e as tendências do verão prometem conforto e estilo para encarar os dias mais quentes do ano. As décadas de 50 e 90 foram muito representativas para a moda. Os anos 50 foram marcados pela reconstrução da moda e retomada do luxo. Na década anterior, durante a Segunda Guerra Mundial, os países se concentravam em produzir o essencial, como alimentos e medicamentos; quando a guerra acabou, as economias reagiram e começaram a trazer a moda de volta ao cenário. Na época, os destaques eram vestidos acinturados marcando a silhueta, saias volumosas e leves.

Já a década de 90 é marcada pelo grunge e pelo minimalismo. No cenário musical da época, o grunge foi um movimento muito forte e levou os fãs a se vestirem como os astros do rock. Deste movimento herdamos a camisa xadrez com vermelho e o jeans, que mais tarde tornou-se uma peça indispensável no guarda-roupa de qualquer pessoa. As t-shirts, jaquetas jeans, calças jeans bem rasgadas, macacões e jardineiras também eram tendências na época.

Este verão traz o resultado da mistura das melhores tendências destas duas épocas emblemáticas. A principal peça é o jeans, em suas mais diversas variações. Confira as tendências:

Cores: todas as tonalidades de blue jeans estão em alta, principalmente com a cor Serenity, lançada pela Pantone, e eleita pelos especialistas como a cor do verão 2016/2017. Além da Serenity, a paleta de cores do verão traz tons mais clássicos, como o azul marinho, o preto, tons de bege e tons mais rosados, além do amarelo mais claro e mais suave se comparado ao do último verão, e algumas cores fortes para estampas mais chamativas.

tendencia verao

(Foto: Kika Rodrigues)

Modelagens: a modelagem desta coleção de verão traz as clássicas peças midi, saias midi retas, que foram muito utilizadas nos anos 90, e as saias midi godê, usadas nos anos 50. Outra forte tendência para a estação é a saia lápis que vem mais moderna e mais versátil. A saia godê, com um toque mais feminino, também ganha espaço neste verão.

Peça-chave: o jeans também tem espaço garantido na estação mais quente do ano. Com mais conforto e melhor caimento possibilitados pelas fibras de liocel, modal, viscose e algodão, a peça-chave de qualquer guarda-roupa ganha ainda mais força com toque macio, sedoso, confortável na temperatura e transpiração.

A moda evolui para trazer mais conforto e sofisticação, estas principais tendências mostram como a moda se reinventa e traz boas ideias de outras épocas modernizadas para atender às necessidades dos mais diversos consumidores. A regra da moda é sentir-se bem com o que está vestindo.

Artigo de Carol Flores, estilista e coordenadora de estilo da Kabene

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica