Tendência

Teste: você sabe qual a data de validade dos produtos?

Comentário(s) 25 julho 2017

medicamento

Alimentos perecí­veis são os primei­ros itens que vêm à mente quando o assunto é prazo de validade. Isso por­que eles são mais delicados e precisam de cuidados diferen­tes, como por exemplo, ser man­tidos na geladeira ou local arejado. Mas es­ses não são os únicos itens que estragam, já que outras mercadorias comuns no cotidia­no da população também pedem atenção ao rótulo. Confira o teste elaborado pelo NDays e avalie se você sabe se os itens têm ou não data de validade:

Remédios têm data de validade

Verdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os prazos de validade dos medica­mentos não podem ultrapassar cinco anos. A maioria deles, entretanto, conta com uma validade de até dois anos, incluindo os que não precisam de receita para ser vendidos. Se consumidos fora do prazo, o risco de faze­rem algum mal é baixo, mas também dificil­mente surtirão algum efeito benéfico.

Sal estraga rápido

Falso. Por não ser uma molécula orgânica, esse tempero não estraga, independentemen­te de qual o tipo – cozinha, marinho ou kosher.

O que vale é a validade que está na em­balagem da manteiga

Falso. Tanto a manteiga quanto a margari­na costumam ter o prazo de nove meses es­tampado no pote, mas após aberta é preciso consumir nos próximos 30 dias.

- Bebidas alcoólicas for­tes ficam melhores com o tempo e não estragam

Verdade. Vinho, rum, uís­que são algumas das bebi­das que não têm validade, pelo contrário, ficam melhores a cada ano que passa.

Protetor solar é pra vida toda

Falso. O princípio ativo da loção que prote­ge a pele dos raios UVA e UVB dura, em média, três anos, mas é sempre bom checar a data de validade no rótulo. Usar o produto sem vali­dade é o mesmo que não estar protegido, o que pode ocasionar riscos sérios para a saúde.

Mel antigo e cristalizado faz mal à saúde

Falso. Ele pode até ficar mais turvo e mais denso, quase como um cristal, mas o mel po­de ser consumido por tempo indeterminado sem problema algum.

Resultados

- De 0 a 3 acertos: Pode parecer bestei­ra, mas se atentar aos rótulos dos produtos que você leva para casa é importante para evitar o desperdício e complicações. Que tal começar, hoje mesmo, a consumir de forma mais consciente?

- De 4 a 6 acertos: Você está no caminho certo, mas ainda precisa de disciplina. Faça uma limpa na despensa e organize o que tem por lá, assim você consome os itens que es­tão próximos ao vencimento primeiro e se atenta nas próximas compras.

- 7 acertos: Você é um verdadeiro exem­plo a ser seguido.

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica