Saúde

Transtornos do Espectro do Autismo

Comentário(s) 29 abril 2017

O autismo dei­xou de ser vis­to como “um dos maiores misté­rios e desafios da psi­quiatria infantil”, con­forme se dizia em me­ados dos anos 1960, para ser visto como uma síndrome com­portamental defini­da, com etiologias or­gânicas também definidas (Assumpção Jr. E Pimentel, 2000). Segundo Ana Mello (2007), o diagnóstico desse transtorno deve ser rea­lizado por um profissional com formação em medicina e com experiência clínica de vários anos nesse espectro.

O autismo intriga e angustia as famílias nas quais se impõe, pois a pessoa portado­ra do autismo geralmente tem uma aparên­cia harmoniosa e ao mesmo tempo um per­fil irregular de desenvolvimento, com bom funcionamento em algumas áreas, enquan­to outras se encontram bastante comprome­tidas (Ana Mello, 2007).

Ser autista não é ter uma doença, e sim um Transtorno Global do Desenvolvimento que pode ser identificado a partir dos primeiros meses de vida da criança. Infelizmente, em pleno século XXI, a ciência não descobriu a sua causa e nem a sua cura.

Pesquisas mostram vários tratamentos fei­tos com crianças com Transtorno do Espec­tro do Autismo (TEAs), em terapias que englo­bam os profissionais das áreas da saúde em: psicologia, fonoaudio­logia e terapia ocupa­cional, com um nível muito satisfatório de recuperação.

O Transtorno do Es­pectro do Autismo (TEAs) tem como carac­terísticas básicas aspectos atípicos qualita­tivos e quantitativos que afetam as áreas da interação social, da comunicação e do com­portamento.

Se o seu filho apresentar alguma anorma­lidade dentro dessa tríade, procure um mé­dico para uma avaliação, pois o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamen­to eficaz.

Fontes de Informações: Assumpção JR FB, Pimentel AC. – Autismo Infantil. Ver. Bras. Psi­quiatria. 2000; Mello, Ana Maria S. Ros de – Autismo Guia Prático. 2007.

Artigo da psicóloga clínica Ana Fonseca, especialista em neuropsicologia aplicada à neurologia infantil. Atende na Cooperativa Bem Viver, que fica na R. São Pedro, 255, Ponte São João, Jundiaí, tel. 11-4607-0725, www.bemviversaudeeducacao.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica