Saúde

Um espaço para reinventar os caminhos da vida

Comentário(s) 29 outubro 2019

 image description

 Estamos vivendo um momento de au­mento da população idosa, aquela com 60 anos ou mais. Hoje as famílias já costumam ter mais idosos que crianças, e essa é uma tendência que vem crescendo. Em 2017 o Brasil já atingiu 30 milhões de idosos, número que era esperado para 2020.

Há várias formas de envelhecer e isso exige da sociedade e dos profissio­nais de todas as áreas, pau­tados pela po­lítica de en­velhecimento ativo e saudá­vel preconiza­do pela Orga­nização Mun­dial de Saúde, muito estudo e ofertas de serviços que atendam a essa de­manda na sua necessidade.

Muitos espaços e entidades já oferecem cursos e práticas voltadas aos idosos nas mais diversas áreas: formações, esportes, lazer e estudo.

Porém, quando os idosos já possuem li­mitações, perdas de autonomia e de inde­pendência, as ofertas de serviços são ain­da restritas.

Pensando nessas pessoas com limitações e com necessidade de serem estimuladas e ati­vas, nasceu o Convívio Sabiá, um espaço de convivência entre os mais velhos com várias práticas corporais, cognitivas e lúdicas adap­tadas às condições deles. O espaço é adapta­do e os grupos são pequenos para que rece­bam atenção individualizada.

Vários profissionais são facilitadores nes­ses estímulos, sempre feito com leveza e bom humor. O resultado: ido­sos mais cal­mos, ativos e felizes.

Quando nos­so familiar vai ficando mais dependente é muito difícil oferecer ativi­dades em ca­sa. Em geral há resistência, uma vez que não nos preparamos para a inversão de papéis: cuidar de quem cui­dou de nós. Por outro lado, todos temos com­promissos com o trabalho ou com a família, comprometendo o estímulo em casa.

Visite nossa página: www.conviviosabia. com.br.

Por Claudia Sartori, terapeuta ocupacional, e Sonia Menin, educadora. Ambas coordenam o Convívio Sabiá (Rua Graciliano Ramos, 210, Jardim Liberdade, Jundiaí, SP. Contato: 11- 94392-1232)

Edição 249

Outubro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica