Saúde

Uso prolongado de luvas pode causar paroníquia

Comentário(s) 22 julho 2016

Se você trabalha usando luvas por longos períodos, você corre o risco de desenvolver doenças nas unhas, principalmente as onicomicoses.  Entre elas, e mais frequentemente, a paroníquia.

A paroníquia (conhecida também como unheiro) começa como uma inflamação da pele ao redor das unhas e pode evoluir para casos mais graves, onde a unha inteira pode ser tomada, desenvolvendo aspecto bastante desagradável. Em geral, é causada por fungos (paroníquia crônica) e tratada com antifúngicos de uso tópico. Em raros casos, por bactérias (paroníquia aguda) e tratada com antibióticos ou até mesmo cirurgia.

O uso frequente e prolongado de luvas pode ser um fator importante no desenvolvimento das onicomicoses, já que aumenta a possibilidade de alergias aos componentes das luvas e devido à exposição excessiva à umidade.

Para evitar o surgimento desse tipo de afecção nas unhas, o profissional que utiliza luvas por períodos prolongados deve tomar algumas precauções, como evitar retirar as cutículas e optar pelo uso de luvas forradas com tecido absorvente ou mesmo a utilização de luvas de tecido por baixo da luva de trabalho. 

Artigo da dermatologista dra. Anelise Ghideti  (CRM 109.432)

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica