Saúde

Vegetarianismo: riscos e benefícios

Comentário(s) 28 julho 2017

Marina Splendore

Marina Splendore

Segundo a Socieda­de Vegetariana Bra­sileira, o indivíduo que segue a dieta vegeta­riana pode ser classificado de acordo com o consumo de subprodutos animais (ovos e laticínios): ovolac­tovegetariano é o vegeta­riano que utiliza ovos, lei­te e laticínios na alimenta­ção; lactovegetariano é o vegetariano que não utili­za ovos, mas faz uso de lei­te e laticínios; ovovegeta­riano é o vegetariano que não utiliza laticínios, mas consome ovos; ve­getariano estrito é o vegetariano que não uti­liza nenhum derivado animal na sua alimen­tação; vegano é o indivíduo vegetariano es­trito que recusa o uso de componentes ani­mais não alimentícios, como vestimentas de couro, lã e seda, assim como produtos testa­dos em animais.

A dieta vegetariana pode ser uma boa ma­neira de diminuir o risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão e cân­cer, afirma a Associação Dietética America­na (ADA). Segundo os nutricionistas da ADA, não há dúvidas de que uma dieta vegetaria­na bem planejada é uma opção saudável pa­ra crianças, adolescentes e adultos. As dietas vegetarianas são eficazes em todas as fases da vida, incluindo na gra­videz, na lactação, na pri­meira infância, na adoles­cência, na fase adulta, in­clusive para atletas.

Diversos estudos com­provaram que os vegeta­rianos ou quem exclui a carne alguns dias da se­mana têm um índice me­nor de colesterol alto, pro­blemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes ti­po 2. Quem segue esse ti­po de dieta também tende a comer menos gorduras saturadas, mais fibras e vitaminas.

Por outro lado, a dieta vegetariana, se não balanceada, pode apresentar deficiência de cálcio, zinco, vitamina B12, vitamina D e fer­ro, portanto, é fundamental o acompanha­mento nutricional para serem realizadas as substituições necessárias e, se for o caso, as suplementações.

Artigo da nutricionista Marina Splendore , personal diet, e especializada em bebês, crianças e adolescentes. Contatos: 11-98931-0341 (WhatsApp), 4497-1590, marinasplendore@hotmail.com

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica