Saúde

Ventosaterapia associada à Quiropraxia

Comentário(s) 29 setembro 2016

andersonA grande procura por saber mais a respeito da Ventosaterapia se deu por causa das Olimpíadas, em que o maior nadador da história, o americano Mi­chael Phelps, e outros atletas aparecerem em público com as marcas características que o tratamento da ventosa deixa no corpo. O que poucos sabem é que as ventosas podem ser utilizadas em associação à Quiropraxia em caso de problemas lombares, cervicais, articulares, dores na coluna, reforçando a efetividade dessa técnica.

O que é Ventosa­terapia?

A técnica consiste na aplicação de co­pos de vidro ou acrí­lico, com a finalida­de de criar um vá­cuo e fazer a sucção da pele – nos tempos antigos, as primei­ras ventosas eram feitas com extremi­dades de chifres de animais.

A pressão negati­va no interior da ven­tosa pode ser obtida por instrumento que retira o ar do interior da ventosa, ou por meio de fogo. A ventosa tem como finalidade a suc­ção da pele e a musculatura para dentro do copo. O vácuo formado estimula a circulação sanguínea, liberando as toxinas existentes no sangue, o que favorece a nutrição do múscu­lo, alivia as tensões e dores musculares. Vá­rias ventosas podem ser utilizadas para tra­tar desordens sobre uma área mais ampla, como, por exemplo, a extensão da coluna ou músculos da coxa.

Pode-se utilizar a ventosa para produzir o “efeito massagem”, que consiste em mo­ver as ventosas sobre superfícies grandes e lisas do corpo, tais como as costas e as coxas. Nesses casos, são utilizadas ventosas de bo­ca média a grande, e, em primeiro lugar, de­ve-se lubrificar a zona do corpo que se vai massagear. Essa massagem tem o efeito de remover a pele ressacada pela abertura dos poros e pela transpiração. Mecanicamente, aumenta o fluxo da linfa, reduzindo o ede­ma, mantém a flexi­bilidade dos múscu­los, retira as aderên­cias, fibroses e mobi­liza o funcionamen­to dos órgãos, des­congestiona os blo­queios de energia, ativa a circulação e o funcionamento geral do corpo.

A aplicação das ventosas deixa, fre­quentemente, uma marca púrpura na pele no local sugado: isto é normal e vai desaparecer sem tra­tamento especial.

Para que serve?

- Relaxamento

- Dores na coluna, lombalgias, cervicalgias, ciatalgias

- Tratamento para dores musculares

- Dores abdominais

- Hipertensão 

Artigo do fisioterapeuta dr. Anderson Kraide (Crefito- 3/49979-F), pós-graduado em Quiropraxia, também atende RPG, shiatsu, e utiliza diversas técnicas complementares ao tratamento. Atende na R. Dr. Ademar Pereira de Barros, 21, salas 21/22, 2o andar, Jundiaí, SP. Tel. 11-4497-0033. Saiba mais no site www.quiropraxiajundiai.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica