Saúde

Você conhece a terapia de EMDR?

Comentário(s) 15 fevereiro 2019

emdr

Criada na década de 80 pela psicóloga Ph.D americana Francine Shapiro, o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares), é uma abordagem terapêutica revolucionária para o tratamento de estresse pós-traumático, ansiedade e fobias . A técnica utiliza movimentos oculares e bilaterais para reprocessar as memórias traumáticas. A presidente da Associação Brasileira de EMDR, Ana Lucia Castello, explica porque o tratamento de EMDR é chave na superação de traumas.

  1. O EMDR é recomendado pela OMS – Organização Mundial de Saúde. A técnica é comprovadamente eficaz e permite que memórias traumáticas sejam ressignificadas no cérebro humano, curando o indivíduo de traumas que transformam a sua personalidade.
  2. O cérebro humano é dividido em dois hemisférios – no lado direito predominam as emoções e potencial artístico, no esquerdo são as capacidades lógicas e racionais. Essa divisão dificulta a sincronia entre razão emoção e ação o que afeta o processamento das experiências de vida. O EMDR estimula as diferentes áreas do cérebro para realinhar razão e emoção processando melhor as memórias.
  3. Estímulos visuais, auditivos e táteis da esquerda à direita, em combinação com outros passos específicos do procedimento do EMDR, incrementam o processamento de informações de memória traumática ou perturbadora que foram mal armazenadas, acelerando o aprendizado pela experiência e superando o trauma.
  4. O EMDR deve ser aplicado por psicólogos. Profissionais da psicologia têm à disposição cursos homologados pela Associação Brasileira de EMDR e pelo EMDR Institute (EUA)/EMDR Iberoamérica. Há cursos de treinamento em diversas cidades do Brasil.
  5. Terapia ideal para crianças traumatizadas. A técnica pode ser aplicada em crianças, adolescentes e adultos, para superação de traumas, transtorno de ansiedade e depressão. Em crianças têm resultados ainda mais rápidos – apenas seis sessões em alguns casos.
  6. Traumas como abuso sexual também são curados com sessões de EMDR de forma mais rápida e eficaz do que um processo terapêutico normal. O trauma é transformado em sentimento positivo e de confiança.
  7. É um método potente no tratamento de pessoas com deficiências visuais ou auditivas que podem se beneficiar da estimulação bilateral do cérebro.
  8. O EMDR não é recomendado para pacientes com problemas neurológicos, bipolaridade, problemas cardíacos ou esquizofrenia.

Sobre a Associação Brasileira de EMDR

Fundada em 2008, a Associação Brasileira de EMDR é composta por psicólogos e médicos com formação em EMDR e tem seus treinadores e facilitadores detreinamentos reconhecidos pelo EMDR Institute (EUA). As Empresas vinculadas à Associação, EMDR Treinamento e Consultoria, dirigida pela ProfªDraEsly Carvalho e a Empresa Espaço da Mente, dirigida pelo Prof. Dr. André Monteiro promovem cursos homologados em todo o país para formação de psicólogos na técnica e a Associação Brasileira de EMDR tem procurado difundir o EMDR em todo o Brasil. Procure um profissional: www.emdr.org.br

Edição 244

Maio 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica