Saúde

Você pensa o tempo todo em comida?

Comentário(s) 27 setembro 2016

Elisângela Machado

Elisângela Machado

Se você tenta emagrecer, mas ao mes­mo tempo pensa o tempo todo em co­mida, acorda pensando no que vai co­mer, e a dieta vira uma obsessão fracassada, você precisa parar e começar a observar suas emoções. A comida, sem dúvida, é uma fonte de prazer e, muitas vezes, como não conse­guimos entender ou equilibrar nossas emo­ções, buscamos a fonte de prazer para des­carregar e aliviar as emoções. O problema é quando tudo isso se transforma em excesso e começa a atrapalhar sua vida.

Pessoas assim geralmente não estão sa­tisfeitas com seu corpo e desejam emagre­cer; no entanto, estão sempre preocupadas com o que vão comer na refeição ou no pe­tisco seguinte, comem pelo prazer que o ali­mento pode proporcionar.

As pessoas não têm a real consciência de quando os alimentos passam a ser um pro­blema e uma grande dificuldade em suas vi­das: o alimento passou a ter domínio sobre você e você perdeu o domínio, o autocontrole sobre sua alimentação, passou a se alimentar pelo emocional. A maioria das pessoas que tenta emagrecer e não consegue está alivian­do seu emocional no prazer da comida.

Por isso, a importância de analisar o que exatamente faz você comer, o que exatamen­te é um gatilho para você co­mer. O estres­se, a baixa au­toestima, a de­pressão, a per­da de interesse e prazer em si­tuações cotidianas e a ansiedade são mani­festações psicológicas desencadeadoras da obesidade.

Observe se você está tendo atenção plena na hora de sua alimentação, ou está comen­do e pensando na próxima “colherada”. Ob­serve se você realmente sente o gosto da co­mida, quantos minutos leva sua alimentação, e qual é seu grau de consciência em relação à comida que está ingerindo.

É muito importante você desconectar seu emocional da comida e quebrar esse com­portamento, passar a encarar a alimentação como algo natural, prazeroso e saudável, em vez de encará-la como uma solução para os problemas, principalmente emocionais.

Artigo da psicóloga Elisângela Machado (CRP. 06/97754), especialista em Obesidade, Transtornos Alimentares, Compulsões, Emagrecimento.
Contatos: facebook/ refletindosobreemagrecimento, 11-96605-4177

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica