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Você sabe se comportar no trabalho?

Comentário(s) 16 abril 2016

 trabalho

O conhecimento e a prática de boas maneiras no trabalho continuam sendo um desafio dentro das empresas. O modo de se vestir, de tratar o colega, a maneira como você fala da empresa e de seus chefes, são detalhes que dizem muito sobre sua atitude. Mas, é possível melhorar o convívio com os colegas e  alcançar os objetivos desejados no trabalho.

Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de uma entrevista, já que, nesse momento, sua postura e boas maneiras são minuciosamente observadas. “É importante tomar alguns cuidados no dia da entrevista, como chegar cedo ao local, com, no mínimo, meia hora de antecedência. Chegar atrasado além de deselegante, pode fazer com que você perca a oportunidade de emprego ali”, explica ela.

Uma boa dica é tentar se informar sobre a empresa e suas políticas antes da entrevista. Ao entrar na sala de entrevista, você deve permanecer em pé, até que lhe convidem para sentar. Deixe sempre o interlocutor começar a conversa. Jamais faça observações negativas sobre seu antigo emprego e evite excesso de familiaridade ou de franqueza.

Mas, o que eu devo vestir no dia da entrevista? Maria Inês comenta que para as mulheres a roupa ideia é um terninho, um tailleur ou até mesmo uma calça e camisa de manga comprida. A especialista recomenda evitar roupas muito justas, transparentes ou decotadas. Quanto aos acessórios, estes devem ser sempre discretos. Para os homens, ela recomenda ternos de cores sóbrias, ou calça e camisa de manga comprida. “O importante é estar com a roupa limpa, passada e discreta. Os homens também devem evitar bermudas, camisetas e roupas justas demais”, ressalta.

Passada a entrevista, para que o seu dia a dia no trabalho seja tranquilo e harmonioso, Maria Inês explica que você deve tomar alguns cuidados simples, como bater à porta antes de entrar em uma sala, sentar de forma adequada e com as pernas unidas, não mascar chicletes, não fazer fofocas, nem ter conversas inconvenientes durante o horário de trabalho, usar perfumes de maneira adequada. E jamais usar materiais do escritório em benefício próprio. “Tenha comprometimento, procure qualificação, faça além do que foi solicitado. Seguindo estas dicas com certeza você terá muito sucesso profissional”, finaliza a consultora.

 

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