Saúde

Você sabia que animais também têm gripe?

Comentário(s) 11 julho 2017

pet

Sim, cão tem gri­pe. No inverno, o ar mais frio agri­de o sistema respiratório como ocorre com humanos. A gripe é cau­sada por um vírus da parainfluenza que se dissemina en­tre os cães, acarretando sintomas muito pa­recidos com os nossos: secreção nasal, falta de apetite, febre, às vezes, e uma tosse mui­to intensa.

Por isso existe a expressão “tosse de cachorro”. É uma traqueobronquite que, ape­sar de benigna, pode evo­luir para uma pneumonia bacteriana quase sempre por bordetella bronchi­septica, muito grave.

Ao observar qualquer desses sintomas é preci­so levar o cão rapidamente ao médico veterinário. Mas o melhor remé­dio é mesmo a prevenção por meio de VACI­NAS.

Gatos tam­bém têm gri­pe conhecida como rinotra­queíte: doença viral com cori­za, tosse, perda de olfato e falta de apetite. Po­rém, o gato pode, mesmo tratado, ficar porta­dor do vírus por toda vida. VACINAR é sempre a melhor atitude por parte dos tutores.

Consulte-nos e esclareceremos mais sobre os cuidados com nos­sos pets neste inverno.

Artigo da dra. Maria Cristina S. Reiter Timponi, médica veterinária (CRMV – SP 5645) do Mascote, que  fica na R. Prof. José Leme do Prado, 293, Jd. Primavera, Jundiaí. Contatos: 11-4522-4501, www.banhoetosajundiai.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica