Saúde

Zumbido no ouvido X perda auditiva

Comentário(s) 10 agosto 2018

Chiado, apito, pulsação. Esses são os termos mais usados por pacientes que relatam sofrer de zumbido, ou tinnitus (latim tinnire: tocar, zumbir), como é conhecido em inglês. A queixa é sempre a mesma: som constante ou intermitente, per­cebido nos ouvidos ou na cabeça, sem ter ne­nhuma relação de causa e efeito com o baru­lho do ambiente.

Especialistas afirmam que a maioria dos zumbidos é aguda e tem um volume que varia entre três e sete deci­béis. Entre os efeitos mais comuns está o incômodo que o zum­bido ocasiona, princi­palmente na hora de dormir. Além de insô­nia, ele ocasiona fal­ta de concentração e até depressão. Segun­do a OMS (Organiza­ção Mundial de Saúde), 17% da população mundial é afetada pelo problema sendo, no Brasil, representada pelo universo de 28 mi­lhões de pessoas.

Se você tem ou já sentiu algum desses sin­tomas, é possível que esse seja um indício de início de perda auditiva. Mas a boa notícia é que há tratamento pra o problema. O primeiro passo para quem vem sofrendo com os chiados é a consulta com um médico otorrinolaringo­logista: ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e indicação do tratamento.

Tratamento

A Sivantos/Siemens trouxe para o Brasil o programa de habituação e alívio do zum­bido Tinnitus Activities Treatment-TAT, de­senvolvido pela Universidade de Iowa nos Estados Unidos.

O objetivo desse programa é mudar a rea­ção do paciente ao zumbido. Qualquer pes­soa que se incomode com seu zumbido pode ser um candidato ao programa, independen­temente de ter audição normal. O tratamen­to envolve aconselhamento e terapia sonora, que pode envolver somente o uso de próte­ses auditivas, somen­te o uso de gerador de som, uso combinado e/ou uso de geradores externos de som.

A maioria dos pa­cientes submetidos à terapia de habituação consegue controlar o zumbido evitando as reações e os senti­mentos negativos associados ao incômodo.

Revendas Siemens

A Audilog é uma empresa credenciada da Sivantos/Siemens Audiologia com se­de no município de Campinas e filiais em Jundiaí e Americana. Desde 2006 a Audi­log é referência no segmento de reabilita­ção auditiva. Para saber mais sobre a Au­dilog e sobre o Programa de Tratamento e Suporte ao Zumbido, acesse: www.audilo­gaparelhosuaditivos.com.br.

Por Daniel de La Corte (CRFa2: 16595), fonoaudiólogo 

Edição 236

Setembro 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica