Jornal Mexa-se

30 de janeiro 2020 às 15:00

O que é e como tratar o melasma

Estética

30 de janeiro 2020

CompartilharCompartilhar

O que é e como tratar o melasma

Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas pode afetar outras partes do corpo e ocorre mais frequentemente em mulheres. Não há uma causa definida, mas muitas vezes essa condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visı́vel. Além


dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento do melasma.


As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Deve se ficar atento, pois tratamentos ou procedimentos inadequados podem piorar as manchas Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visı́vel. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings, aplicações de luzes ou lasers e eletroderme.


É sempre bom salientar que o melasma é considerado uma doença crônica da pele, e o acompanhamento médico e o tratamento constante com cremes e fotoprotetores tópicos e orais nunca deve ser descontinuado.


Apesar da maioria das pessoas acreditar que só se trata melasma no inverno, existem muitos tratamentos a serem realizados nesta época do ano, evitando a agravamento do quadro.


 


Por dra. Vanessa Garbim (CRM 101593), dermatologista estética