Jornal Mexa-se

12 de março 2020 às 06:00

Auriculoterapia no tratamento da insônia

Saúde

12 de março 2020

CompartilharCompartilhar

Auriculoterapia no tratamento da insônia

A insônia é definida como a ausência do sono reparador. Nossas atividades do dia a dia dependem de energia, e o sono é a condição natural do organismo para recuperar tais energias. Nós descansamos algumas horas todas as noites, porém algumas pessoas não conseguem relaxar e dormir um sono de qualidade.


Há pessoas cuja insônia é caracterizada pela dificuldade de pegar no sono. Assim que deitam na cama, ficam acordadas por várias horas, muitas vezes desistindo de dormir naquela noite. Por outro lado, há o tipo de insônia em que a pessoa consegue dormir facilmente, porém acorda diversas vezes. Há, ainda, o tipo de insônia em que as pessoas afetadas conseguem dormir, mas o sono não exerce sua função reparadora, há uma deficiência funcional do sono nesse caso.


Noites mal dormidas, com o tempo podem resultar em: alteração de humor, déficit de atenção, comprometimento da memória e raciocínio, baixo rendimento, obesidade, diabetes, hipertensão e doenças do coração, além de lidar diariamente com ardência nos olhos, irritabilidade, ansiedade, fobias, mal-estar e sonolência.


Auriculoterapia para insônia: como funciona?


A auriculoterapia é uma técnica milenar chinesa que busca a estimulação de determinados pontos na orelha para equilibrar o organismo e tratar diversas doenças e condições físicas e mentais, incluindo a insônia, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras.


O pavilhão auricular possui um microssistema que se liga com todas as partes do corpo humano por meio de uma rica inervação que se conecta ao sistema nervoso central, fazendo com que os estímulos na orelha resultem em reações em todos os órgãos e sistemas de todo o corpo.


A auriculoterapia tem apresentado ótimos resultados no tratamento da insônia: muitos pacientes relatam melhoras significativas logo no início do tratamento.


Por Flávio Saltori, auriculoterapeuta com capacitação nas técnicas chinesa e francesa. Contato: (11) 94193-6318