Jornal Mexa-se

22 de março 2020 às 10:48

Vacinação contra gripe começa segunda, dia 23/3

Saúde

22 de março 2020

CompartilharCompartilhar

Vacinação contra gripe começa segunda, dia 23/3

O Ministério da Saúde inicia na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.


EM JUNDIAÍ


A vacinação exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais em Jundiaí será feita em 10 espaços públicos. A determinação leva em consideração a necessidade de fácil acesso e o horário especial para atendimento do público-alvo. O horário de atendimento será das 8h às 11h, em escolas do Município e do Estado, igrejas, além de Centros Esportivos. 


De acordo com a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a descentralização da vacinação dos idosos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família tem o objetivo de evitar a exposição do público mais vulnerável em ambiente onde possa haver pessoas sintomáticas em busca de atendimento. 


Ao todo, a população idosa de Jundiaí, de acordo com dados projetados pelo serviço municipal, contabiliza mais de 50 mil pessoas, que poderá buscar pelo serviço a partir do dia 23, das 8h às 11h. Os profissionais de saúde que trabalham diretamente no atendimento à população das redes pública e privada serão priorizados nesses primeiros dias de imunização. Para esse público, a vacina será oferecida nos locais de trabalho.


Confira os locais de vacinação:



  • E.E. BENEDITA ARRUDA: Rua Guaporé, 350 – Agapeama (Entrada pela Rua Luiz Carpi)

  • EMEB MARCOS GASPARIAN: Rua Anchieta, 141 – Centro

  • EMEB PROFª CLOTILDE MAZZALI BOLLINI:  Rua Rubens Pires, 55 – Jardim Pacaembu

  • E.E. DIÓGENES DUARTE PAES: Rua Flávio Queirós Novaes, 280 – Retiro

  • EMEB PROFª HAYDEE DUMAGIN MOJOLA: Rua Ramiro de Araújo Filho 299 – Vila Hortolândia

  • PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA: Av. José Mezzalira, 5247 – Ivoturucaia

  • EMEB ARMANDA SANTINI POLENTI: Avenida Vitório Pavan, 360 – Parque São Luiz

  • E.E. ALESSANDRA CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA PEZZATO: Av. Presbítero Manoel Antonio Dias Filho, 1524 – Residencial Jundiaí

  • CECE FRANCISCO DAL SANTO – Rua Cica, 1345 – Vila Rami

  • EMEB LUIZ BIELA DE SOUZA: Rua Alice Guimarães Pelegrini, 850 – Jardim Santa Gertrudes


Próximos
A partir do dia 16 de abril, serão os professores e profissionais das forças de seguranças e salvamento. As crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, terão as vacinas liberadas a partir de 9 de maio.


O ‘Dia D’ da campanha será no sábado, 9 de maio. As vacinas estarão disponíveis em todas as 35 unidades básicas espalhadas na cidade, durante o horário de funcionamento de cada serviço, inclusive no terceiro turno, disponível nas UBSs Tamoio, Hortolândia, Agapeama e na Clínica da Família.