Jornal Mexa-se

26 de março 2020 às 06:00

Conheça o projeto Ombro Amigo, do GAA Semente

Geral

26 de março 2020

CompartilharCompartilhar

Conheça o projeto Ombro Amigo, do GAA Semente

As experiências observadas nos anos de atividade do Grupo de Apoio à Adoção GAA Semente proporcionaram reflexões importantes da área técnica no que se refere à formação de uma nova família, especialmente aquelas formadas pelo vínculo do afeto. Sempre há um componente inesperado, o conhecido “elemento surpresa”, que podemos explicar, do ponto de vista social, que é o resultado da forma de interagir entre as pessoas que compõem aquele núcleo familiar.


Diante da complexidade dessas novas relações e, ao mesmo tempo, da simplicidade e paciência necessárias para resolução de conflitos e dificuldades, entendemos que não estar só é um passo fundamental.


Sendo assim, o GAA Semente iniciou, em 2017, o projeto Ombro Amigo, que tem como meta cada nova família formada pela adoção ter outra família que já concluiu seu processo de adoção para acompanhá-la pelo período necessário, tornando isso um apoio frequente.


Na maioria dos casos, além dessa companhia, é fundamental uma ajuda profissional, Mas temos a certeza de que contar com pessoas amigas que passaram pela experiência da adoção deixa essa nova família muito mais segura e fortalecida.


O GAA Semente oferece esse projeto aos participantes do grupo que iniciam o convívio com seus filhos. O mesmo é desenvolvido em parceria com a Vara da Infância e Juventude, que apoia e divulga esse trabalho, que já tem frutos importantes para as novas famílias que se formam pelo vínculo do afeto.


Sobre o GAA. Semente - Grupo de Apoio à Adoção


O GAA. Semente é uma ONG – Organização não Governamental –, sem fins lucrativos, criada em 2000 e oficializada em 2003, que está inserida no Sistema de Garantia de Direito, trabalhando na defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente o direito à convivência familiar e comunitária.


O grupo, formado por voluntários pretendentes à adoção, pais e filhos por adoção e profissionais, desenvolve um trabalho em parceria com a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Jundiaí na preparação obrigatória (Art. 50, Parágrafo 3º e Provimento 36/2014 da CGJ) dos pretendentes à adoção e no acompanhamento de pais e filhos pós-adoção.


Entre outras atividades realizadas pelo GAA. Semente estão a organização do evento Semana da Adoção, Jantar da Família e a realização de palestras e workshops sobre o tema a toda rede de serviços de Jundiaí e região.


Quer conhecer melhor o trabalho do GAA Semente? Acompanhe nossas redes sociais: facebook @GAASemente, instagram @semente_jundiai.


Por Ana Maria Carrara Quaggio, diretora-técnica do GAA Semente