Jornal Mexa-se

04 de junho 2020 às 08:30

Judô desenvolve a disciplina e fortalece a autoconfiança da criança

Esportes

04 de junho 2020

CompartilharCompartilhar

Judô desenvolve a disciplina e fortalece a autoconfiança da criança

O judô é um esporte completo. Além dos ganhos corporais básicos, como resistência física e melhora na coordenação motora, oferece benefícios mentais, ampliando a memória e a capacidade de concentração, entre outros. "Fortalece e desenvolve o caráter e a moral, trabalha a agilidade, o equilíbrio, a velocidade, a coordenação e a flexibilidade, desenvolve a disciplina e fortalece a autoconfiança", explica o professor do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), Rhuando Cavalcante Brandão.


A modalidade é oferecida pelo Colégio. Na tradução, judô significa "caminho suave". E, na prática, a modalidade integra o desenvolvimento da mente, do espírito e do físico, além de ser uma técnica de defesa pessoal. É uma arte marcial de origem japonesa e tem como principal objetivo derrubar o adversário e conseguir a vitória utilizando o próprio corpo e os movimentos do oponente para que esta meta seja atingida.


Em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Então, é importante a estimulação psicomotora da criança nesta faixa etária. Por meio do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes, melhorar a coordenação motora, ter domínio corporal melhor para executar os movimentos e ampliar o seu conhecimento motor com essas experiências.