Jornal Mexa-se

04 de junho 2020 às 08:00

Como equilibrar os cinco tipos de saúde em tempos de Covid-19

Saúde

04 de junho 2020

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Como equilibrar os cinco tipos de saúde em tempos de Covid-19

Para encarar a crise que estamos vivendo, é preciso que a saúde, como um todo, esteja funcionando de forma integral, ou seja, as partes físicas, emocionais, mentais, sociais e espirituais precisam estar em harmonia.


Mas, independentemente do que está ocorrendo no cenário mundial, a sua saúde depende não só de como cuida do seu corpo (alimentação, exercícios físicos, acompanhamento médico e cuidados com sono), mas também da relação com suas próprias emoções (saúde emocional), com seus próprios pensamentos (saúde mental), com os grupos sociais com os quais convive (saúde social), como também da sua relação consigo mesmo e o universo (saúde espiritual).


Confira cinco dicas da coach, mentora, palestrante, conselheira e executiva Bia Nóbrega, que vão ajudá-lo nessa missão.


1 - Saúde Física: Comer comida de verdade na quantidade que seu corpo demandar e não sua gula emocional, fazer atividade física para ampliar o movimento que está restrito a poucos cômodos e ter boas noites de sono.


2 - Saúde emocional: Acolher os sentimentos negativos (medo, tristeza, tédio, irritação etc), nomeá-los (estou sentindo medo, tristeza, tédio, irritação etc), experienciá-los acolhendo e realmente sentindo-os, para finalmente agir de acordo com seus valores. Por exemplo, se eu valorizo relacionamentos, não posso transmitir a minha irritação nas relações.


3 - Saúde mental: Aceitar os pensamentos, sejam eles positivos ou negativos, e organizá-los. Não é hora de remoer as falhas do passado (o que leva à depressão) ou fantasiar o futuro (o que leva à ansiedade). Viva o agora, um dia por vez, colocando cada pensamento em seu lugar. Faça mapas mentais para encontrar um bom lugar para cada pensamento.


4 - Saúde social: Criar momentos agradáveis com quem está “confinado” com você, sejam amigos ou família, vai enriquecer a sua vida. Isolamento físico não precisa ser sinônimo de isolamento social – agende cafés da manhã/da tarde, happy hours e diversos encontros virtuais.


5 - Saúde Espiritual: Ter momentos seus com você mesmo, de conexão mais profunda consigo e com o universo, buscando sua paz interior e refletindo sobre a coerência entre o que fala e faz. Para ajudá-lo a entrar no estado ideal, experimente a meditação.


Ao cuidar da sua saúde integral, você dará um salto qualitativo em sua vida.