Jornal Mexa-se

09 de junho 2020 às 08:00

10 dúvidas sobre celulites

Saúde

09 de junho 2020

CompartilharCompartilhar

10 dúvidas sobre celulites

Atire a primeira pedra quem não exagerou na comida em algum dia da quarentena. Com os nervos à flor da pele, a maioria das pessoas está descontando as emoções nos doces, farinhas brancas e sal, que trazem, além de quilos extras, as temidas celulites.

Para o cirurgião Roberto Chacur, especialista no combate às celulites, os furinhos variam conforme a genética e os hábitos da paciente. Mas, eles tendem a aparecer em pacientes com gordura localizada e circulação sanguínea não muito boa.

"Quando há acúmulo de gordura, a celulite fica mais aparente. Mas existem exceções. Temos pacientes obesas e com o bumbum extremamente liso, e pacientes magras com irregularidades mais significativas. Por isso, não podemos generalizar, mas analisar cada caso", explica.

Para quem está preocupada com o físico e a saúde, o médico, que é famoso por tratar graus avançados de celulite, esclarece as principais dúvidas sobre os temidos furinhos e como eliminá-los. Confira:

1 - Podemos dividir as celulites em quantos graus?

Alguns autores dividem as celulites em quatro graus. O primeiro é o mais leve, e o quarto é o mais aparente, que acompanha um quadro de desconforto local e alteração da cor. Neste último, não temos apenas uma alteração do aspecto visual, mas também da questão funcional da região.

2 - A alimentação na quarentena pode aumentar o grau das celulites?

A rotina e os hábitos de vida mudaram na quarentena. Alguns, para melhor; outros, para pior. Muitas pacientes estão deixando de se cuidar, de ter uma alimentação balanceada e até de praticar atividade física. Com isso, estamos observando um aumento de gordura localizada, de obesidade, diabetes, colesterol e todas as doenças relacionadas ao aumento de peso. Precisamos ter a mente saudável para que a gente consiga, mesmo em casa, melhorar nossos hábitos.

3 - É possível diminuir o grau das celulites com chás diuréticos?

Muitos pacientes usam esse artifício de diuréticos em forma de chás ou comprimidos. Desaconselhamos essas práticas porque, apesar de diminuírem a retenção hídrica, elas podem alterar o perfil bioquímico do paciente, com um distúrbio hidroeletrolítico de potássio ou sódio, por exemplo.

4 - Drenar coxas e glúteos ajuda a diminuir a retenção hídrica na região e, consequentemente, as celulites?

A drenagem linfática pode aliviar a retenção hídrica, mas é apenas um resultado momentâneo, como um efeito Cinderela. Ela consegue diminuir a retenção hídrica, mas é preciso deixar claro que isso não elimina a gordura.

5 - Os tratamentos para gordura localizada e celulites são os mesmos?

São tratamentos diferentes, mas que muitas vezes se complementam. Quando tratamos a gordura localizada, melhoramos o aspecto da celulite. Isso acontece porque diminuímos o volume de gordura na região e, consequentemente, a pele mais fina aparenta menos furinhos. Quando tratamos especificamente as celulites, direcionamos para as retrações e os septos fibrosos. Uma das técnicas mais eficientes que temos é a Goldincision. Com uma agulha desenvolvida para esse fim, realizamos o descolamento desse septo. A região tratada recebe doses de preenchimento estimulador de colágeno, que contribui para maior firmeza e sustentação da pele flácida. Por isso, tratar celulites envolve muito mais do que resolver apenas o problema de gordura localizada.

6 - Dormir com uma almofada sob os tornozelos pode ajudar a eliminar os furinhos?

Ao deitar e elevar as pernas, teremos um efeito que muita gente busca nas drenagens linfáticas, por exemplo. A retenção hídrica que temos nas pernas, principalmente, é filtrada e eliminada pela urina ao deitarmos e elevarmos essa região. Isso ocorre porque os pés e tornozelos são as partes do corpo mais distantes do coração e que acumulam mais líquido. Vale lembrar que, ao dormir com uma almofada sob os tornozelos, não estamos tratando as celulites, mas auxiliando na diminuição hídrica do corpo.

7 - Usar roupas muito apertadas favorece o aparecimento de celulites?

A roupa apertada atrapalha a circulação e o retorno venoso do corpo. Com isso, a circulação é prejudicada e o coração precisa fazer mais esforço para que o sangue volte dos membros inferiores. Sendo assim, ao usar roupas apertadas, criamos uma predisposição para que esse líquido fique nos membros inferiores, causando maior retenção hídrica e o aparecimento das celulites.

8 - Se não praticarmos atividades físicas durante o isolamento, perdemos o efeito dos tratamentos para celulites?

Ao fazer atividade física, estamos melhorando o retorno venoso do corpo. Além disso, também temos melhorias gerais, como do fluxo sanguíneo, a diminuição de massa gorda e da retenção hídrica e uma possível melhora do aspecto da celulite. No entanto, quando falamos em tratamentos mais invasivos, conseguimos ter melhorias mesmo sem a prática de atividades físicas.

9 - Máscaras corporais ajudam a evitar o aparecimento das celulites?

Cremes com colágeno e ácido hialurônico têm vitaminas para hidratar e melhorar a qualidade da pele. Esse é um resultado subclínico, sem melhorias visíveis imediatas, mas é importante para manter a qualidade da pele.

10 - Podemos acabar com as celulites apenas com massagens?

A massagem ajuda a diminuir a retenção hídrica, mas, a longo prazo, a celulite vai voltar.