Jornal Mexa-se

10 de junho 2020 às 08:00

Alongamentos ajudam a acabar com as dores musculares

Esportes

10 de junho 2020

CompartilharCompartilhar

Alongamentos ajudam a acabar com as dores musculares

Engana-se quem pensa que o alongamento é apenas para aqueles que fazem atividades físicas. A prática oferece diversos benefícios para o corpo e mente, especialmente em tempos de isolamento social, quando as pessoas tendem a se exercitar menos.


Quando se realiza os movimentos de forma correta, o alongamento contribui para o relaxamento e alívio de tensão muscular, oferecendo uma postura melhor e potencializando a flexibilidade do corpo.


A ação aumenta o fluxo sanguíneo da região trabalhada, auxiliando na oxigenação do tecido muscular e redução de dores. Por conta disso, é recomendado realizar a prática antes ou após atividades físicas, evitando, assim, lesões acarretadas por exercícios.


Para quem deseja se alongar, a TotalPass, empresa de benefício corporativo que oferece atividades físicas, dá algumas dicas de movimentos para se fazer em casa:


Alongamento cervical


Você deve inclinar a cabeça para o lado direto e depois para lado esquerdo.


Alongamento do antebraço


Posicionando seu braço direito à frente, você deve segurar seus dedos para baixo com a mão esquerda, deixando seu cotovelo em linha reta. Em seguida, faça o mesmo com o braço esquerdo.


Alongamento da coluna


Sentado em uma cadeira, você deverá flexionar sua coluna à frente e abraçar seus joelhos.


Relaxamento da coluna


Ajoelhado, você irá se apoiar em seus próprios calcanhares e relaxar.


Extensão total do corpo


Após espreguiçar todo o corpo, eleve seus braços e fique na ponta dos pés, alongando seus músculos.


Viu como é fácil? Mas para que dê resultado é importante manter a frequência na realização dos alongamentos. A regularidade deixa o músculo mais forte, alivia a tensão, responsável por dores de cabeça, nas costas e no pescoço, além de deixar os movimentos mais soltos e leves para encarar o home office durante a quarentena.


Lembrando que, como para qualquer atividade física, você deve seguir todas as orientações e instruções de segurança, atentando-se à correta execução dos exercícios para respeitar sua condição física e sua saúde.