Jornal Mexa-se

15 de junho 2020 às 09:00

A importância da atividade física para a saúde

Esportes

15 de junho 2020

CompartilharCompartilhar

A importância da atividade física para a saúde

A movimentação do corpo é o principal meio de aumentar o bem-estar físico e mental e combater o estress, por isso deve ser prioridade na rotina diária. Segundo o personal trainer Giulliano Esperança, a recomendação básica é que um adulto pratique pelo menos 150 minutos de atividade física de moderada intensidade ou de 60 a 75 minutos de atividade moderada a rigorosa. "Esses hábitos podem reduzir as chances de desenvolver diversas doenças como diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral e acidente vascular cardíaco. Além disso, os exercícios físicos ajudam a diminuir o ganho de peso corporal evitando as doenças relacionadas a obesidade", explica.

Os exercícios podem ser desde uma caminhada no parque, uma ida à academia (quando passar a quarentena) ou fazer atividades em casa. A principal dica é não desistir.


De acordo com o personal, algumas dicas básicas devem ser seguidas para começar os exercícios, como um alongamento inicial e um planejamento de treino, alternando a parte aeróbica e a musculação. "A regularidade é muito mais importante que a intensidade, é melhor fazer pouco e bem feito do que irregular. Além disso, o planejamento e a estratégia são fundamentais para a evolução incessante e segura da atividade."

Dicas:

• Fazer do exercício um hábito e dar regularidade à prática.
• Aqueça antes dos treinos.
• Planejar os treinos, alternando entre aeróbico e musculação.
• Ter orientação profissional e acompanhamento de um treinador físico.