Jornal Mexa-se

28 de junho 2020 às 08:00

Cuidados respiratórios precisam ser redobrados no inverno

Saúde

28 de junho 2020

CompartilharCompartilhar

Cuidados respiratórios precisam ser redobrados no inverno

O inverno começou e é nesta estação que normalmente ocorre o pico de diversos problemas respiratórios, entre os quais rinite alérgica, sinusite, bronquite, asma, gripe e resfriado. Embora sejam diferentes, alguns sintomas são parecidos. No caso das duas últimas doenças, que são transmissíveis, a forma de disseminação é a mesma: a inalação de perdigotos, que são as gotículas com vírus e bactérias que ficam nas salivas e contagiam por meio da aspiração e do contato com a pele e mucosas.


A mudança de temperaturas afeta a saúde da população, movimentando as emergências dos hospitais, cujos atendimentos a pacientes com transtornos respiratórios chegam a 70% do total. Com a pandemia do coronavírus ainda em alta, que segue a mesma forma de contágio das doenças respiratórias sazonais mais comuns, os cuidados precisam ser redobrados. A dra. Maura Neves, médica otorrinolaringologista pela USP, explica quais.


- Mantenha-se agasalhado e aquecido


Porém, roupas de inverno, cobertores e mantas que ficam guardados o ano inteiro no armário tendem a acumular poeira e ácaros, o que pode causar alergias, como a rinite alérgica, que acomete entre 25% e 30% da população adulta. Some-se a isso o fato de que 80% dos que têm asma também sofrerem de rinite. "Para evitar crises alérgicas, o ideal é sempre lavar tudo antes de usar e manter a circulação do ar e os ambientes secos, já que lugares úmidos possibilitam o surgimento de ácaros e bolor", explica.


- Capriche na hidratação


Ingerir, pelo menos, dois litros de água facilita a expectoração.


- Com frequência realize a lavagem nasal


O uso diário de soluções salinas para a limpeza e hidratação nasal, no mínimo duas vezes ao dia, é uma forma de ajudar na precaução. "A limpeza nasal remove as impurezas inaladas e diversos agentes agressores, como vírus e bactérias, além de auxiliar na diluição e remoção das secreções. Já a hidratação nasal cria uma barreira mecânica de gel que impede a desidratação do muco, promovendo um controle para o nariz por um longo período.", afirma a médica.


- Alimentação equilibrada


Ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais, consumir frutas e verduras que tenham vitamina C, praticar atividades físicas moderadamente ajuda na imunidade.