Jornal Mexa-se

11 de julho 2020 às 08:00

Você sabe como manter a saúda da pele com a depilação?

Estética

11 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

Você sabe como manter a saúda da pele com a depilação?

Neste novo cotidiano que estamos vivendo, há mulheres que encaram mais tranquilamente a relação com os pelos do corpo e conseguem manter a rotina de depilação mais espaçada. Enquanto isso, há aquelas que fazem questão de manter a pele sempre lisinha para se sentir bem, mesmo que tenha que fazer o procedimento em casa. A questão é, independente da depilação ser rotineira ou esporádica, quais são os cuidados necessários com a saúde da pele?


Existem métodos mais agressivos e outros menos invasivos para a remoção dos fios, mas todos exigem cuidados específicos com a pele para evitar irritações, manchas e até mesmo, problemas mais sérios como dermatites e infecções. Confira as dicas de Philips Beauty e garanta uma pele saudável.


Cuidados antes da depilação


- Prepare a pele: algumas horas antes de iniciar a depilação, limpe a pele com produtos antissépticos para prepará-la adequadamente para o procedimento.


- Esfolie as áreas que serão depiladas: esta é uma medida indispensável antes da remoção dos pelos, pois ajuda na retirada das células mortas da pele e ainda facilita a saída dos fios mais finos evitando que eles encravem.


- Evite o sol: tomar sol no mesmo dia em que for depilar pode deixar a pele mais sensível devido o ressecamento ocasionado pelo bronzeamento. Além disso, a pele bronzeada fica mais sujeita a manchas após a depilação


- Não use roupas apertadas: as peças muito justas e coladas ao corpo não permitem que a pele respire adequadamente, favorecendo a proliferação de bactérias que podem resultar em pelos encravados que, na depilação, fazem com que a pele fique ainda mais machucada e sensibilizada.


Cuidados após a depilação


- Higienize a pele com água e sabão: ao terminar, higienize as áreas com água corrente e sabão para tirar os resíduos que tenha ficado da depilação e para hidratar a pele novamente. Evite água quente neste momento, as temperaturas mais baixas - água morna ou fria - são as mais recomendadas para acalmar a pele após o procedimento.


- Evite cremes, óleos ou álcool: após a remoção dos pelos os poros permanecem abertos por um tempo e o uso desses produtos pode obstruí-los, o que contribui para o surgimento de pelos encravados e pode provocar irritação.


- Utilize gel pós-depilatório: existem produtos específicos que ajudam na recuperação da pele após a depilação. Escolha produtos que possuem elementos ativos como aloe vera e calêndula, pois eles hidratam, refrescam e acalmam a pele


- Proteja-se do sol: a exposição ao sol após a depilação pode provocar manchas na pele, mesmo quando utilizado protetor solar. Portanto, aguarde no mínimo 24 horas para se expor ao sol.