Jornal Mexa-se

14 de julho 2020 às 08:00

O estresse em tempos de Covid-19

Saúde

14 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

O estresse em tempos de Covid-19

O surto causado pelo coronavírus pode ser estressante para as pessoas. O medo do desconhecido aflora a ansiedade e causa emoções fortes não só para os adultos como também em crianças. Todos reagem de maneira diferente a situações estressantes. Como você responde à pandemia pode depender de sua formação, das coisas que o diferenciam de outras pessoas e da comunidade em que você vive.


De acordo com a dra. Inaê Almeida Moroz, médica plantonista da UTI Adulta do Hospital Universitário, quando pensamos em pandemia, primeiro precisamos pensar em nosso sistema imunológico, pois ele é que serve para nos proteger de vírus, bactérias e outros organismos. Uma das coisas que diminuem a função do sistema imunológico é o estresse. E, em tempos de quarentena, estamos lidando com o estresse com mais intensidade.


"O estresse é uma resposta do corpo quando estamos sob uma ameaça. Essa ameaça pode ser física ou mental. No momento estamos vivendo uma ameaça mental, com medo de contrair o vírus. Isso faz com que tenhamos o tempo todo um estímulo emocional que faz com que o nosso cérebro interprete o risco e, assim, envia mensagem para a glândula adrenal, localizada acima do rim, e que produz o que chamamos de cortisol", explica a médica. Segundo ela, o cortisol é um hormônio que em pequena quantidade é fundamental para o nosso organismo, mas em grande quantidade acaba trazendo algumas complicações.


"Um dos grandes problemas com a elevação crônica do cortisol é o desequilíbrio nas taxas de açúcar no sangue. Este é um dos ladrões mais insidiosos da nossa saúde. O desequilíbrio do açúcar no sangue aumenta a inflamação, o que coloca mais estresse nas suprarrenais e inicia um ciclo vicioso, à medida que continuam a piorar um ao outro, além de alterar a liberação da melatonina, que é o hormônio do sono".


Confira algumas atitudes e mudanças de hábito que podem reduzir o estresse em tempos de COVID:


- Faça uma pausa. Não assista, leia ou ouça notícias, incluindo mídias sociais. Ouvir a pandemia repetidamente pode causar irritação desnecessária.


- Cuide do seu corpo. Respire fundo e medite. Tente se alimentar de forma saudável e equilibrada. Exercite-se regularmente, durma o suficiente e evite consumo de álcool e drogas.


- Tire um tempo para relaxar. Tente fazer outras atividades que lhe deem prazer.


- Conecte-se com outras pessoas. Converse com pessoas em quem confia sobre suas preocupações e como se sente. Consulte seu profissional de saúde se o estresse interferir em suas atividades diárias por vários dias seguidos.


- Assista filmes agradáveis.


- Procure dormir 8 horas por noite para ativar o sistema imunológico.


- Evite comidas que aumentem seu estresse (principalmente carboidratos e açúcares).