Jornal Mexa-se

15 de julho 2020 às 07:30

Como evitar os lábios rachados no inverno?

Estética

15 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

Como evitar os lábios rachados no inverno?

As temperaturas estão caindo e há menos umidade no ar, e todos sabemos o que isso significa: os lábios começam a ficar secos, com coceira e rachaduras. Embora você obviamente saiba como são os lábios rachados, talvez você não saiba exatamente o que faz com que seus lábios fiquem dessa maneira. "Lábios rachados, também conhecidos como queilite, podem ter muitos gatilhos. A pele dos lábios está entre as áreas mais sensíveis do corpo e as mais expostas ao meio ambiente. Os lábios não têm a mesma concentração de glândulas sebáceas que a pele facial e são constantemente expostos a fatores ambientais, como o clima frio, ou ainda a hábito de lamber os lábios e o uso cosméticos. Todos esses fatores podem ressecar a barreira da pele, causando irritação, inflamação e descamação", diz a dermatologista dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Depois de conhecer os gatilhos, você pode observar alguns hábitos de estilo de vida que ajudarão a manter os lábios macios e hidratados - mesmo quando o tempo não está cooperando", acrescenta.


À medida que o tempo fica mais frio e seco, a pele fina dos lábios tende a secar mais rapidamente do que o resto da pele. "Isso pode fazer com que os lábios pareçam rachados e escamosos em algumas áreas, o que pode ser muito desconfortável. Mas o tempo nem sempre é a causa principal dos seus lábios ressecados. Quando há irritação de um produto ou alergia, chamada queilite de contato, os lábios também podem ficar inflamados. Essas reações alérgicas geralmente são devidas a pigmentos nos batons, fragrâncias e agentes aromatizantes dos alimentos", afirma a médica. Você pode fazer testes de patches no consultório do dermatologista para ver se esta é uma causa.


Mas a irritação também pode ser causada pelos produtos para o cuidado da pele todos os dias. "Quando o paciente usa produtos para acne, muitas vezes, inadvertidamente, eles podem entrar em contato com os lábios. Esses secativos foram projetados para esfoliar a pele e principalmente retirar o excesso de oleosidade, melhorando as espinhas. Se entrarem em contato com seus lábios, eles ressecarão uma região que tem hidratação natural infinitamente menor, por isso aparece a queilite". Um dica? Aplique um bálsamo hidratante nos lábios antes de aplicar produtos formulados para tratar acne (com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla por exemplo). "O bálsamo age como uma barreira protetora nos lábios para evitar a irritação que eles podem causar", diz a médica.


Se você tem um histórico de danos causados pelo sol, seus lábios provavelmente também estão sofrendo. "Em adultos com muitos danos causados pelo sol ao longo dos anos, não é incomum que os pacientes se preocupem com os 'lábios rachados'. Isso porque a área já foi constantemente agredida pela radiação ultravioleta e encontra-se mais enfraquecida e suscetível a mais danos ambientais", fala a médica.


Infelizmente, esse pode ser o sinal de alterações pré-cancerígenas nos lábios, denominadas queilite actínica. Portanto, é recomendável que você verifique com um médico. "É importante considerar isso, pois precisamos tratar os danos do sol subjacentes para melhorar a textura e a aparência dos lábios", diz ela. É frequentemente tratado com crioterapia, um agente quimioterapêutico tópico ou terapia fotodinâmica.


Como você pode evitar lábios rachados?


Em casos leves, a pele dos lábios pode ser capaz de se reparar, mas é sempre importante usar diariamente um bálsamo hidratante para a região. "É importante que a formulação contenha vitamina E, pró-vitamina B5, manteiga de karitê, óleos como o de girassol ou macadâmia, ou ainda a própria presença de zinco, cobre e manganês, minerais que auxiliam no processo de cicatrização", afirma a dra. Kédima Nassif.


Em casos de irritação, os lábios podem precisar de uma intensificação de uso desse bálsamo. Uma boa regra é manter os lábios úmidos durante o dia para evitar que a secagem ocorra. "Além disso, jamais passe a língua nos lábios, pois isso pode causar uma dermatite iritativa, tanto pela umidade da saliva como por seus componentes", diz a dermatologista. Em dias muito secos, uma dica importante para ajudar a tratar ainda melhor os lábios é usar um umidificador de ambiente para melhorar a qualidade do ar no seu quarto. "Isso também ajudará aqueles que tendem a respirar pela boca à noite", diz ela. "Eles tendem a ter uma tendência maior para os lábios rachados."


É necessário ter cuidado com a esfoliação. "Se você observar 'pelinhas" e descamação, minha primeira recomendação é dar à pele o que ela está pedindo: hidratação. Depois de muito hidratar os lábios, se ainda houver restos de pele, você pode usar esfoliantes suaves com seda de arroz e ativos calmantes", diz. E não esqueça de beber água: a hidratação do corpo é extremamente fundamental no período de baixas temperaturas.