Jornal Mexa-se

21 de julho 2020 às 08:00

Máscara capilar: como tratar bem dos fios

Estética

21 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

Máscara capilar: como tratar bem dos fios

Para conquistar cabelos saudáveis e fortes é fundamental incluir na rotina de cuidados a máscara capilar. Esse item evita quebra dos fios e queda capilar, além de deixá-los sem frizz e menos embaraçados. Porém, podem surgir dúvidas sobre qual tipo de máscara aplicar nos fios e a periodicidade em que essa aplicação deve ser feita. O terapeuta capilar e parceiro Ricca, Pietro Trindade, ajuda a responder dúvidas sobre o tema.


Como saber o tipo de máscara que o cabelo precisa?

A resposta do expert é certeira: basta analisar o aspecto do fio. "Mechas sem brilho e ressecadas indicam falta de água na fibra capilar. Para tratar, indico as máscaras de hidratação. Já fios porosos e com frizz indicam perda de nutrientes, então recorra a máscaras de nutrição para trazer de volta a camada de lipídios, gorduras e vitaminas naturais do fio. Se as mechas estiverem quebradiças e opacas, a melhor saída são as máscaras de reconstrução capilar, que vão ajudar a repor os aminoácidos e proteínas do fio", esclarece Trindade.


As máscaras capilares podem ser aplicadas quantas vezes por semana?

"Cada tratamento demanda uma rotina de cuidados. A hidratação pode ser feita até 2x por semana. Máscaras de nutrição indico apenas 1x na semana. A reconstrução, por ser mais potente, deve ser feita a cada 15 dias. Nesse último caso, aplicar em intervalos menores pode deixar os fios rígidos e quebradiços", pontua o terapeuta capilar parceiro Ricca.

Qual a quantidade de produto indicado para o cabelo?

"Depende do comprimento do cabelo. Basta pensar que os fios precisam que o produto enluve todas as mexas, independente de qual seja o tratamento. Se passar em excesso, o produto causará o efeito contrário, deixando os fios pesados, além de desperdiçar os cremes de tratamento", pontua Pietro.

Quanto tempo a máscara deve ficar no cabelo?

"Exatamente o tempo que estiver no rótulo, que é geralmente 20 minutos. Pensar que deixar por mais tempo vai hidratar mais o fio é um engano", esclarece o expert, que complementa: "Hoje o mercado oferece diversas linhas de tratamento de salão em casa, inclusive algumas já acompanham touca, o que ajuda a potencializar a ação do produto. Independente de qual seja o tratamento, sempre leia a descrição e siga à risca as orientações da embalagem."