Jornal Mexa-se

23 de julho 2020 às 08:00

Como diminuir as linhas de expressão no rosto

Estética

23 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

Como diminuir as linhas de expressão no rosto

As linhas de expressão são marcas causadas pela movimentação repetitiva dos músculos da face e agravadas por vários fatores como álcool, cigarros, estresse, exposição ao sol, hábitos alimentares ruins, noites mal dormidas e o envelhecimento natural da pele.


Elas podem aparecer antes do que o esperado, por volta dos 20 anos, especialmente em locais da face onde se é mais expressivo, como nos arredores da boca, testa e olhos. Geralmente elas aparecem por causa da progressiva perda de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele, decorrente do tempo, e ficam cada vez mais profundas e marcadas.


A pele, de maneira geral, possui duas características importantes: a elasticidade e a plasticidade. A primeira é a capacidade de resposta à movimentação da musculatura, a segunda é a aptidão de se moldar novamente ao estado inicial.


É normal que, com o tempo, nós percamos quantidade e qualidade do colágeno, assim como há a diminuição de ácido hialurônico, favorecendo a formação de rugas.


Cuidados simples


As marcas de expressão são inevitáveis para qualquer pessoa, elas são resultado de tudo o que já foi mencionado, do tecido fibroso e da desaceleração da renovação celular, intensificadas após os 30 anos.


No entanto, existem alguns cuidados rotineiros que são simples e podem trazer bons resultados e conseguir suavizar as marcas, e até retardá-las.


- Limpe a pele adequadamente


Limpar a pele é essencial para eliminar células mortas, sudorese, secreções naturais e resíduos de poluição. Quando a pele está limpa reduzem-se as chances de que surjam cravos e espinhas, pois são diminuídas a flora bacteriana e as impurezas. Trata-se de um procedimento indispensável para a manutenção de todo tipo de pele, com o intuito de remover as impurezas dos poros.


- Esfolie a pele semanalmente


O esfoliante é indicado para uma limpeza mais profunda da pele, eliminando as impurezas e retirando as células mortas de forma eficiente. A esfoliação também estimula a renovação natural de células da pele, além de preparar a pele para receber tratamentos complementares ainda mais complexos.


- Usar protetor solar todo dia


Os raios ultravioletas estão entre os maiores causadores do câncer de pele, pois oxidam as células e alteram a elasticidade, ocasionando o envelhecimento precoce. Então é recomendado o uso diário de filtro solar pela manhã, e reaplicar durante a tarde é essencial.


- Aplicar cremes de tratamento específicos para o rosto


Bons cremes hidratantes com vitaminas, retinol e DMAE são suficientes para prevenir as linhas de expressão ou, pelo menos, retardá-las. Tanto o hidratante quanto os cremes de tratamento precisam ser aplicados duas vezes ao dia, de manhã e antes de dormir, compondo as rotinas de limpeza.


- Diminuir as "caras e bocas"


Franzir a testa, fazer movimentos muito expressivos e amplos com a boca e a região dos olhos, forçar os lábios para baixo para demonstrar suas emoções como tristeza ou surpresa acaba resultando em movimentos repetitivos e as linhas de expressão. Busque observar seus hábitos e se reeducar para diminuir a frequência dessas expressões.