Jornal Mexa-se

28 de julho 2020 às 07:30

O que é “Revisão da Vida Toda” e quem tem direito?

Geral

28 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

O que é “Revisão da Vida Toda” e quem tem direito?

A Revisão da Vida Toda consiste em incluir no cálculo da sua aposentadoria os períodos contributivos de toda a sua vida. A aposentadoria era calculada apenas com as 80% maiores contribuições para o INSS a partir de julho de 1994, já no plano real. Com a Reforma da Previdência de 2019, a nova regra calcula a média de todas as contribuições para o INSS também a partir de julho de 1994.


Com isso, todas as contribuições antes de 1994 não entram no cálculo, prejudicando quem ganhava bem antes de 1994 e passou a ganhar menos ou não contribuir para o INSS depois de 1994.


O que muda com a revisão é que todas as contribuições, mesmo as anteriores a 1994, entram no cálculo da aposentadoria.


A Revisão da Vida Toda beneficia quem se aposentou após 1999 e possui contribuições para o INSS mais altas antes de 1994, ou mesmo aqueles que diminuíram ou pararam de contribuir por algum tempo para o INSS após 1994.


Quem tem direito a esta revisão?


Qualquer pessoa que receba algum dos benefícios abaixo, concedidos após 1999:


- Aposentadoria por tempo de contribuição;


- Aposentadoria por idade;


- Aposentadoria especial;


- Aposentadoria por invalidez;


- Auxílio-doença;


- Pensão por morte.


A revisão da vida toda pode trazer benefícios a muitos brasileiros aposentados, mas antes de entrar com a revisão na justiça federal é preciso:



  1. Realizar o cálculo para ter certeza que a revisão é boa para você;

  2. Encontrar um advogado de sua confiança para ingressar com a ação (fique atento com quem promete milagres; no direito, trabalhamos com possibilidades e não com certezas);

  3. Estar ciente que apesar de muitos julgamentos favoráveis, esta ação não está ganha.


Para dúvidas ou saber mais sobre esse tema acesse: www.mariaangelica.adv.br ou entre em contato por meio do telefone: (11) 93036-5568 (WhatsApp).