Jornal Mexa-se

29 de julho 2020 às 08:00

Inovações e psicoterapia online

Saúde

29 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

Inovações e psicoterapia online

A psicoterapia online é um recurso que possibilita o psicólogo a realizar atendimentos a distância. Já que era uma opção, esse assunto não era muito discutido. Entretanto, com o surgimento da pandemia, a psicoterapia online, além de outros serviços, está mais frequente.


Ouço bastante “o novo normal”, e concordo. A pandemia está circulando e é preciso inovar e criar possibilidades da rotina social, profissional, escolar e até física para ser considerado normal.


Isso explica que já estamos no “normal”. É preciso estar disponível para as mudanças e inovações que estão aparecendo para usarmos a nosso favor. Eu, particularmente, percebi que um dos pontos positivos foi a ampliação dos meus atendimentos e serviços para vários Estados do Brasil e do mundo, conhecendo mais pessoas, profissionais e culturas. Por isso, irei continuar com esse recurso, mesmo com a normalidade da situação atual.


Assim como eu, vários profissionais tiveram que se adaptar a recursos online. É preciso que cada profissional adapte os seus serviços, trabalhos e relações com a nova realidade. No meu caso, estou atendendo online crianças, adolescentes e adultos, e realizo palestras, grupos de estudos e supervisão.


Mesmo assim, vejo que existem inseguranças e incertezas em relação à psicoterapia online. De fato, é uma experiência diferente. Mas isso não quer dizer que não seja eficaz. Bastam o psicólogo e a pessoa estarem disponíveis para atender e serem atendidas.


Com isso, os atendimentos com adultos e infanto-juvenis são combinados e realizados da mesma maneira que no presencial, diferentes e únicos, dependendo de cada pessoa e relação. A diferença é que com crianças e adolescentes a família também precisa estar disponível e disposta na relação entre a criança/adolescente e o psicólogo.


Claro, entre as abordagens e psicólogos há diferenças de atender e, assim, suas posições sobre a psicoterapia online. Cabe cada pessoa encontrar aquela a qual se identifica.


Vanessa Sardisco é psicóloga, especialista em educação inclusiva com fluência em libras. Realiza psicoterapia individual e familiar. Autora do livro “E a Borboleta Voou”. Contatos: facebook/psicovanessasardisco, (11) 98200-9577, www.vanessasardisco.com.br, psicologa@vanessasardisco.com.br