Jornal Mexa-se

29 de julho 2020 às 08:00

Como cuidar dos cabelos brancos

Estética

29 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

Como cuidar dos cabelos brancos

Antigamente, a aparição de fios brancos era um problema para as mulheres, por ser comumente associado à velhice ou descuido com a aparência. Para mascarar o surgimento dos cabelos brancos, muitas pessoas optam pelas tinturas para resgatar um ar mais jovem. No entanto, recentemente esse tipo de prática vem perdendo força e dando lugar ao visual elegante e surpreendente das madeixas grisalhas.


A hairstylist e visagista Rosângela Rocha, do salão Maison Rocha, diz que para assumir os fios grisalhos é necessário investir em um estilo mais moderno e com muita personalidade, pois isso contribui para que os cabelos ganhem uma atmosfera contemporânea e atual. "Ainda é indispensável que pessoas nestas condições adotem um cronograma capilar, que hidrate, nutra e reconstrua a fibra capilar. Digo isso porque eles nascem mais porosos e secos do que os fios comuns, devido a perda da melanina. O ressecamento faz com que eles tenham um aspecto mais frágil, frisado e com pontas espigadas. O cronograma ajudará a repor os lipídios e líquidos da fibra capilar e ainda recuperará a maciez e brilho dos cabelos", explica.


Rosângela ainda esclarece que é preciso ter cuidado para que os fios brancos não adquiram um tom amarelado e envelhecido. "Uma recomendação super útil é utilizar, a cada 15 dias, um shampoo com pigmentos violetas ou acinzentados. Para quem ainda não está preparado para assumir os cabelos brancos completamente, as mechas invertidas ou a realização de pequenas luzes douradas, amarronzadas ou avermelhadas, são ótimas opções. Fica bem interessante e não leva coloração para a base do couro cabeludo", recomenda.


A visagista também destaca a importância da aceitação para a elevação da autoestima. "Aceitar e manter os fios brancos é um grande passo para o empoderamento feminino e aceitação de uma nova fase da vida. Parece simples, mas é uma tarefa difícil, inclusive para nós mulheres, que somos bastante preocupadas com a aparência dos cabelos. Não se abalar e ostentar com orgulho a maturidade cultivada ao longo dos anos é uma atitude corajosa e arrojada", comenta.


Por fim, a visagista defende a relevância de um corte moderno para realçar o visual. "O ideal é apostar em madeixas mais desconectadas, assimétricas e repicadas. Também recomendo os cortes em camadas. Nada de corte reto e tradicional! Seguindo estas dicas, agora é embarcar neste estilo e ousar bastante", conclui