Jornal Mexa-se

31 de julho 2020 às 08:00

Emoções

Saúde

31 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

Emoções

Emoções são reações cujas sensações que podem ser sentidas fisicamente em determinado ponto ou região específica do corpo, variando de localização, de pessoa para pessoa. Elas existem nas células do nosso corpo e resultam de sua ligação com a consciência, variedade de sentimentos e riqueza de pensamentos. Fazem parte do aspecto mais físico da consciência e das vivências, através das sensações.


O ser humano é um ser pensante, sendo aquilo que pensa. Somos atualmente 7,7 bilhões de habitantes, sendo consequentemente 7,7 bilhões de mundos diferentes. Na psicossomática contemporânea, as emoções fazem parte da subjetividade do ser humano, não podendo ser dissociadas de suas possibilidades cognitivas, linguísticas, sociais e políticas, o que permite conhecer suas reais dificuldades e limitações.


É importante ter consciência das emoções que nos afetam no momento e que caminho estamos dando para a emocionalidade, buscando equilibrar as emoções. Sêneca dizia: “Os homens não morrem, suicidam-se.” Sêneca já sabia, naquela época, que o ser humano era responsável pela sua saúde ou sua doença.


Sabia que o equilíbrio emocional, a maneira como cada um lida com suas emoções, com controle ou não, seria a chave de como podemos viver com nossas emoções, sem que elas nos adoeçam. A psique pode ser a causa principal de disfunções orgânicas, assim como uma disfunção orgânica pode determinar perturbações psíquicas. A mente faz parte da atividade cerebral e esta faz parte do corpo. Ambas constituem uma unidade psicossomática.


Dra. Aridinea Vacchiano é psicóloga psicossomática contemporânea, acupunturista, homeopata e trabalha com florais.
Realiza atendimento on-line. Contato: (11) 97078-6183