Jornal Mexa-se

30 de julho 2020 às 07:30

Pilates ajuda no tratamento da artrose de quadril

Esportes

30 de julho 2020

CompartilharCompartilhar

Pilates ajuda no tratamento da artrose de quadril

A artrose se caracteriza por uma doença crônico-degenerativa da cápsula articular, causando dor e redução da amplitude de movimento, e incapacidade funcional. Acreditava-se que a artrose tratava-se de uma doença progressiva, de evolução lenta e sem tratamento, decorrente do processo de envelhecimento natural do corpo.


Os pacientes com dor crônica tem mais receio em realizar atividades e esses são mais sensíveis à dor, pois acreditam que o movimento vai aumentar a dor ou reincidir alguma lesão.


A dor altera os músculos e sua capacidade de sustentar e movimentar por causa do desuso, criando um ciclo DOR- IMOBILIDADE-DOR. Por isso, fazer o exercício correto é tão importante para a recuperação e melhora dos desconfortos.


Porém, hoje em dia, começou a ser vista como uma patologia da qual é possível modificar o seu curso evolutivo, tanto no tratamento sintomático como no seu prognóstico.


Clinicamente, a artrose de quadril caracteriza-se por dor, rigidez articular, crepitação óssea, atrofia muscular, deformidade na articulação e progressiva perda de função, chegando até a afetar as atividades de vida diária do indivíduo.


A reeducação postural, adquirida com os exercícios de pilates, proporciona melhora da distribuição da descarga de peso, evitando maiores desgastes mecânicos na articulação.


O método pilates vai restaurar a biomecânica normal da articulação do quadril, permitindo o retorno das atividades diárias e devolvendo a qualidade de vida do paciente.


As cargas e evoluções dos exercícios devem ser ajustados lentamente e de acordo com a evolução ao tratamento, respeitando o limite de cada paciente, pois cada indivíduo responde ao tratamento de uma maneira.


Venha fazer pilates e tenha uma vida com mais qualidade e sem dores!


Thaynara Bispo é fisioterapeuta (Crefito 207272F) do Studio Vital Core Pilates (Rua Barão de Teffé, 269).
Contato: (11) 96396-6679