Jornal Mexa-se

21 de novembro 2020 às 07:00

O que é fato ou fake sobre a depilação a laser

Estética

21 de novembro 2020

CompartilharCompartilhar

O que é fato ou fake sobre a depilação a laser

De tempos em tempos o assunto ter ou não pelos vem á tona. Algumas pessoas preferem ter, outros já querem se livrar definitivamente deles. E uma das opções para homens e mulheres que não gostam ou não acham esteticamente legal ter pelos em algumas áreas do corpo é fazer uma depilação a laser ou definitiva.


Homens e mulheres buscam o laser como forma de resolver esta questão, porém, mesmo com o aumento de pessoas em clinicas especializadas, muitas informações ainda trazem dúvida quanto ao assunto. A biomédica dra. Ana Maria tira algumas dessas dúvidas: 


Homens também podem fazer depilação a laser


Fato. A depilação a laser serve tanto para mulheres quanto para homens. Sem contar que muito homens não procuram a depilação a laser apenas por estética, mas também por recomendação médica. Isso acontece devido o surgimento de foliculite, o famoso “pelo encravado”, que pode gerar um processo inflamatório em regiões como: barba, nuca, peito e costa. Este processo pode causar dor devido a formação de erupções na pele com pus e, dependendo da intensidade da inflamação, o processo de cicatrização deixa sequelas inestéticas para sempre.


Não pode fazer depilação a laser em cima de tatuagens.


Fato. O feixe de luz é atraído pelo pigmento encontrado na pele, neste caso, a tinta da tatuagem. A energia luminosa do laser é transformada em calor, destruindo o alvo atingido.


Não posso fazer depilação a laser se estiver bronzeada do sol.


Fato. Isso acontece porque peles bronzeadas têm muito mais concentração de melanina, atraindo muito mais luz, o que aumenta o risco de queimaduras na pele.


O laser também remove pelos claros.


Fake. A luz do laser é atraída pelo pigmento (cor) do pelo. Neste caso, por não ter pigmento, o pelo branco não será atingido por nenhuma luminosidade e com isso eles não serão removidos.


Mesmo com depilação a laser, depois de um tempo o pelo volta a crescer.


Fake. Porém leva um tempo para que o pelo pare de crescer em definitivo. E o tempo para que ele não cresça mais vai depender de pessoa para pessoa. Pode até acontecer de crescerem pelos em outras áreas que não receberam a luz do laser.


Toda depilação que usa algum tipo de luz é chamada de laser.


Fato. A diferença é que alguns aparelhos de laser, como por exemplo a luz intensa pulsada, além de realizar a fotodepilação, que acontece de forma mais lenta e gradual, tem outras finalidades como tratamento para acne, telangectasia, rejuvenescimento e manchas solares. Outros, como o laser de diodo, usado na depilação definitiva, tem como única finalidade a remoção definitiva do pelo.


O pelo precisa crescer entre uma sessão e outra.


Fato. Como o pelo obedece a três fase de crescimento e o laser só atinge o pelo na fase do crescimento, é muito importante esse intervalo para que o pelo que não foi atingido em uma sessão possa ser atingido na próxima.


Depilação a laser dói muito.


Fake. Na verdade, a dor é muito subjetiva e muda de pessoa para pessoa. Alguns têm muita sensibilidade, enquanto outros suportam a mesma situação sem sentir desconforto.